.

10 lições de liderança do ex-CEO da GE, Jack Welch

1) Menos gerenciamento, mais liderança

Quando estiver na liderança não deixe que a cobrança diária dita como gestão seja o foco principal. Você acabará com tendência e microgestão e isso faz com que as pessoas fiquem cada vez mais desmotivadas porque tira a responsabilidade delas errarem e acertarem. Ao invés disso busque inspirar pessoas com uma visão de futuro, assim elas vão querer mazer mais coisas, porque fazer mais coisas é bom para todos, inclusive para elas. Ao definir metas crie metas desafiadoras semanais e mensais. Ao terem metas mensais ficará mais fácil perceber o caminho para bater as metas ou mesmo superá-las. Tenha um bom plano, um roadmap. Você precisa saber o que quer fazer e onde quer chegar, senão nada fará sentido.

2) Torne as coisas menos formais

Ambientes corporativos tendem a apresentar muita formalidade. Para melhorar a liderança e interação destrua barreiras corporativas. Assim todos podem expor suas opiniões e contribuir. Diminua a hierarquia da empresa para aumentar a comunicação e entenda que a comunicação é fundamental que exista, mas entenda que você nem sempre estará certo. Na comunicação perceba dois papeis centrais: a) quem ouve: não rotula, não faz julgamento, apenas ouve e b) quem fala: se não aceita joga a responsabilidade adiante, diz que é dos outros. Não faça isso! Assuma a postura de líder e fale sua opinião assumindo a responsabilidade.

3) Obtenha boas ideias em todos os lugares

Todas as pessoas tem algo a contribuir, não ignore nenhuma opinião e nem cargo hierarquico. O foco deve ser a melhoria em processos, produtos, serviços e benchmak. Não se esqueça que não é apenas uma questão interna, então considere o benchmark com os seus concorrentes também. Muitas vezes uma simples ideia revoluciona todo uma estratégia de negócio, bem como a empresa em si.

4) Seja o número 1 ou 2

Grandes empresas/corporações/times/equipes aplicam exatamente o mesmo esforço que as empresas pequenas. A diferença está apenas na rapidez. Entenda o processo de rapidez. Quem consegue se adaptar mais rapidamente, trazer novas ideias, responder antes, efetuar sua proposta, etc, engole o mais lento. Desenvolva a mentalidade de agilidade em sua equipe/empresa para que vire um hábito.

5) Viva pela qualidade

A qualidade está diretamente associada com a rapidez. Quando você foca em qualidade, você para de aceitar qualquer coisa que te apresentem ou deixa de entregar algo que não gostaria de receber. Pense em qualidade naquilo que você entrega (relatórios, trabalhos, etc) e se esmere no atendimento ao cliente, qualidade do seu produto e/ou serviço.
Você precisa pensar em todas as esferas da empresa como marketing, processos, etc e entregar melhores resultados!

6) Foque constantemente em inovação

Quando você se torna um líder servidor que pensa em prol da empresa como um todo, o seu papel é perpetuar resultados!
Ao inovar times e empresas você gera um ciclo de inovação constante. Entenda que sem inovaçao, o seu negócio irá a falência. Inovação deve ser, obrigatoriamente, uma cultura organizacional absorvida por todos!

7) Envolva todas as pessoas

Todas as pessoas são importantes, não importando setores, cargos ou escolaridade. Faça com que todas as pessoas procurem as melhores alternativas e tenham consenso nos problemas. Ao desenvolver e energizar pessoas você consegue fazer com que elas entreguem o seu melhor. Elas percebem melhor suas identidades e competências. Considere trabalhar com meritocracia (recompense quando há méritos a serem considerados).

8) Stretch (expanda, puxe)

Faça com que todos entreguem 100% a mais do que já entregam. Uma mente cheia não tem tempo para pensar em futilidades e ficar “matando tempo” precioso da empresa.

9) Comporte-se como um pequena empresa

Todos os seus clientes internos e externos devem ter um atendimento personalizado. Trate-o com excelência e não esqueça dos fornecedores. Lembre-se que eles irão falar da sua empresa para outras pessoas (bem ou mal). Todos são pontos de contato da sua marca com o mercado externo.

10) Construa times vencedores

Para conseguir estruturar uma equipe vencedora faça os 9 itens anteriores acontecerem. Equipes vencedoras são o resultado de todos os 9 itens anteriores citados.
Como você gerencia sua equipe/empresa ou carreira?

Fonte: Ricardo Rekowsky

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!