.

Inovação: 3 lentes para gerar ideias novas

Ser inovador é um desafio para qualquer um, especialmente quando se trabalha em uma grande organização. Diante de um horizonte quase infinito de possibilidades, ajuda partir de um pensamento minimamente estruturado sobre inovação.

Apresento três “lentes” muito usadas por empreendedores de sucesso como apoio para chegar a raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão. Cada um desses caminhos oferece uma forma de promover discussões estruturadas que contribuem para o fluxo criativo.

1- Do que as pessoas precisam

A primeira lente ajuda a enxergar necessidades ainda não articuladas pelos consumidores. Em vez de lhes perguntar o que eles querem, é preciso buscar algo de que eles necessitam e não é oferecido no mercado.

Há várias técnicas para tentar descobrir necessidades não expressas pelos consumidores, e a etnografia aplicada ao marketing tem se mostrado uma das mais interessantes. Trata-se de um método de pesquisa do comportamento das pessoas e inclui visitá-las em suas casas e observá-las enquanto utilizam produtos e serviços.

2- Por que as coisas são como são

O segundo caminho representa uma forma de desafiar a ortodoxia corrente. Todos os setores de atividade possuem jeitos tradicionais de fazer as coisas – um conjunto de regras das quais mesmo as pessoas que atuam no setor não são completamente conscientes.

Vale a pena elaborar uma lista dos pressupostos-padrão e, a cada um, perguntar-se: “Por que as coisas são assim?”. Em seguida, você pode fazer uma lista com pressupostos contrários aos originais, para ver se isso desperta novas ideias, menos convencionais.

3- Se algo funcionaria em outro lugar

A terceira lente diz respeito ao fato de que muitas ideias de negócios são simplesmente tomadas por empréstimo de outros contextos ou indústrias.

Muitos (talvez a maioria) dos novos negócios são, na verdade, provenientes de ideias adaptadas de outros lugares. A boa notícia é que a busca da inovação lhe abre a possibilidade de passar algum tempo conversando com pessoas de outros setores e até mesmo de países diferentes, sempre com a mente aberta.

20% evoluem

Mais do que tudo, essas três lentes são capazes de estimular o surgimento de uma grande quantidade de ideias novas.

Estas têm de ser muitas, uma vez que, segundo as estatísticas, de cada dez ideias propostas, só uma ou duas evoluem com sucesso; as outras nove ou oito, mesmo sendo boas, acabam no fundo de uma gaveta qualquer.

Faça uma lista com pressupostos contrários ao originais.

Via: Julian Birkinshaw/HSM
Imagem: Sustainability/Reprodução

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!