.

5 erros que levam à falência e como evitá-los

Gestão ineficaz (ou inexistente) de estoque

Uma parte essencial da estratégia empresarial para evitar a falência é o estoque. Para saber quais os produtos de maior giro e planejar as compras e negociações junto aos fornecedores, o empreendedor precisa conhecer seus clientes e o mercado onde atua. Se o produto que os clientes precisam quando estão prontos para abrir a carteira não estiver disponível, eles correm para o concorrente. E, quando quiserem substituir o produto, sequer vão pensar na sua empresa.

Ausência ou precariedade nos processos leva a falência

Em tempos de certificado digital e internet das coisas, ainda é comum encontrar empresas que usam processos manuais e não têm informações sobre os próprios clientes. São negócios que abrem as portas pela manhã e esperam que os consumidores entrem num passe de mágica. Todo negócio se sustenta no tripé pessoas + processos + tecnologia. É possível ganhar eficiência apenas redesenhando processos internos, sem gastar um centavo.

Processos administrativos nada mais são do que conjuntos de atividades que se relacionam e mantêm dependência entre si que trabalham em sinergia para transformar insumos em produtos e serviços. São quatro as funções principais dos processos: planejamento, organização, direção e controle.

Falta de controle

Deixar que a empresa funcione ao sabor dos acontecimentos é um atalho certo para a falência. Inserir processos na rotina produtiva deve ser uma estratégia acompanhada do controle eficiente desses processos. O controle é a parte responsável por obter informações sobre o desempenho e comparar com o que foi planejado. Dessa maneira, é possível saber se metas foram atingidas, se há falhas e como corrigi-las.

O controle é composto de quatro atividades principais: definição de indicadores de desempenho, mensuração do desempenho por meio dos indicadores, comparação entre o previsto e o executado e adoção de medidas preventivas e corretivas contra os desvios detectados.

Equipe desengajada

Empresários que se comunicam mal com seus funcionários correm um sério risco de ver a produtividade cair sem motivo aparente, mesmo com salários e benefícios pagos rigorosamente em dia. Não se trata apenas de cordialidade, mas de dizer diretamente o que espera de cada um dos funcionários, deixar claro que confia neles para obter o resultado desejado, lembrar que o sucesso da empresa é o sucesso de todos. E, por fim, dar um feedback apropriado. Sem isso, a equipe sentirá que não há propósito no trabalho e a produtividade geral cairá.

Desconhecimento do mercado

Visão estratégica é uma das principais qualidades de empreendedores de sucesso. Para ter essa visão, é fundamental conhecer o mercado onde atua ou pretende atuar – isso significa definir quem são seus clientes, seus fornecedores e seus concorrentes. Se há uma demanda reprimida no mercado, então há clientes que querem desembolsar dinheiro, mas não encontram produtos ou serviços para isso. Se essa demanda é suficientemente atendida pela concorrência, é necessário criar um diferencial para o produto ou serviço que atraia o interesse dos clientes.

Empresários que ignoram essas variáveis e continuam a fazer mais do mesmo optaram por correr um sério risco de fechar as portas. E isso seguramente acontecerá cedo ou tarde.

Como saber se a empresa está a caminho da falência?

De acordo com o advogado e consultor de empresas Artur Lopes, existem pelo menos cinco indicadores de que as coisas não vão bem.

“Se qualquer uma dessas situações ocorrer, há uma crise instaurada”, alerta.

1- Prejuízos sucessivos ou queda acentuada nos lucros;
2- Acúmulo de passivos tributários;
3- Aumento do endividamento bancário;
4- Os fornecedores passam a ser pagos com atraso;
5- Os funcionários deixam de receber em dia.

 

Via: Meu Sucesso

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!