.

E-commerce, 7 principais erros que você não pode cometer

1. Falta de planejamento no e-commerce – O principal motivo para que um novo e-commerce venha a encerrar suas atividades no primeiro ano de existência é a falta de planejamento. Muitas vezes os responsáveis pela loja virtual iniciam suas atividades em um impulso e não realizam um estudo de como o seu mercado está, quem é seu público alvo, como atingir este público, e o mais importante, quais serão os custos deste empreendimento e suas expectativas a longo prazo. Quando inicia um e-commerce, o empreendedor deve ter em mente diversos fatores: desde a plataforma que será utilizada, se ela atende ou não às suas expectativas, as necessidades do mercado, até a maneira de como sua loja será conhecida.

2. Falta de foco no mercado – Um dos maiores erros que os iniciantes em e-commerce cometem é não ter foco. Geralmente eles querem vender de tudo, sem nem ao menos saber quem é seu público-alvo, onde ele está e o mais importante: sem atender os requisitos que este público busca. A tendência do mercado é que cada vez mais surjam lojas para públicos e produtos específicos, classificadas em nichos de mercado. Desta maneira, estarão mais próximas de conseguir excelência em seus segmentos. Na internet existem diversas possibilidades e oportunidades de negócios, depende de você realizar um estudo sobre seu mercado e planejar suas ações.

3. Divulgação ineficiente – Se você fez o planejamento de sua campanha, realizou um estudo de mercado e contratou uma plataforma adequada para seu negócio, é o momento de as pessoas começarem a ver sua loja e seus produtos. E é nesta etapa em que muitas empresas falham, pois não sabem de que maneira efetuar a divulgação, em que tipo de mídia ela é mais eficaz, que tipo de comunicação é adequada para seu público e diversos outros fatores.

Não adianta uma empresa que tem como público-alvo usuários assíduos no Facebook anunciar no Google Adwords, ela pode ter resultados, porém a maior parcela de seu público se encontra na rede social e não na rede de pesquisa ou display do Google. É importantíssimo analisar qual a forma de comunicação será usada, se serão usados anúncios no google adwords ou postagens em redes sociais.

Este é mais um estudo que deve ser analisado na etapa de planejamento, para que quando se inicie a divulgação, sua campanha tenha bons resultados. Erros vão acontecer, porém você deve estar atento para corrigí-los antes que gere gastos desnecessários.

4. Inércia digital – Sua loja virtual já está no ar, sua campanha está gerando ótimos resultados, tudo está fluindo como o planejado, chegou a hora de descansar? Não, pelo contrário, você deve estipular metas para seu empreendimento, e caso consiga alcançá-las, é hora de rever suas metas.

Se sua campanha está indo muito bem, não é o momento de deixá-la rodar, pois tanto nos mecanismos de busca quanto nas redes sociais, sempre ocorrem mudanças quanto a lances, valores e maneiras de se atingir o público alvo, não deixe sua empresa cair na chamada inércia digital.

Não é por que você teve bons resultados no primeiro semestre, que estes vão se repetir no segundo, você deve estar atento a diversos dados como sazonalidade, tendências de mercado, entre outros itens de controle.

5. Não ter cuidado com fraudes nos pagamentos online – Esta é uma das mais tristes realidades para quem está iniciando um e-commerce. As fraudes nos pagamentos online existem, e são um dos principais fatores para o fechamento de lojas virtuais. Atualmente, existem diversas maneiras para que o lojista se proteja deste risco, com facilitadores de pagamento como, o PagSeguro, Gerencianet, Moip, PayPal ou então gateways de pagamento.

Para quem está começando seu e-commerce, é altamente recomendável que se utilize um facilitador de pagamento, pois além do custo reduzido, ele deixa o lojista protegido do tão temido chargeback que assombra o comércio eletrônico.

6. Falta de monitoramento – Se todos os detalhes anteriores estão ok chegou a hora de verificar de onde o seu público está vindo, por quê a taxa de abandono do carrinho está alta entre diversos outros fatores.

Para que você faça este estudo é necessário mensurar os dados de seu e-commerce, e para isso existem mil ferramentas, porém as mais utilizadas são as ferramentas oferecidas pelo próprio Google, e são elas o Google Analytics, que vai mensurar os dados de acesso do seu e-commerce, taxa de rejeição, tempo de visita e o Google Adwords que mostra os dados de suas campanhas de marketing. Utilizar estas ferramentas, é necessário e é neste momento que chegamos ao 7º motivo para fracasso de um e-commerce.

7. Falta de Mão de Obra Qualificada – Criar e gerenciar um e-commerce não é uma tarefa simples. É necessário tempo, estudo, ações emergenciais, e monitoramento constante de sua loja virtual.

Você pode até pensar ”eu tenho tempo e consigo gerenciar minha loja virtual”, essa filosofia funciona, mas até certo ponto. Haverá um momento em que você terá demanda de serviço que fugirá de seu alcance, como a parte gráfica das ações de marketing ou até mesmo o monitoramento de dados para elaboração de estratégias para o crescimento de sua loja virtual.

Via: E-commerce Brasil

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!