.

Buscar conhecimento e informação é essencial para o empreendedor

Uma das características de um empreendedor de sucesso detectada por uma pesquisa feita para a Unctad por Marina Fanning, é a busca de informação.

E como podemos adquirir mais informação?

Conversando com clientes, fornecedores e concorrentes; lendo publicações e livros sobre negócios, visitando feiras do setor e empresas; consultando especialistas e também estudando.

Quanto mais informação o empreendedor tiver, melhor para que possa realizar o planejamento estratégico de seu negócio. Afinal, poderá analisar melhor os riscos e tomar melhores decisões.

“Empreendedores de sucesso tem sorte, não é necessário muita instrução”. Isto é um mito que está sendo derrubado. Em 2002, apenas 12% dos empreendedores tinha mais de onze anos de estudo; em 2010, esse número dobrou, chegou a 25%.

Melhoramos muito na questão da formação acadêmica dos empreendedores, mas precisamos nos aperfeiçoar ainda mais. Segundo Mariarosa Lunati – diretora de empreendedorismo da OCDE, “quanto maior a educação que o empreendedor tem, maior sua chance de sucesso”.

Outro ponto que também melhoramos, mas que ainda podemos ir mais longe são os treinamentos para o empreendedor.

Atualmente, muitos empreendedores estão buscando cursos para gerir melhor seus negócios. Assim, como os futuros empreendedores buscam cursos para minimizar os erros na montagem de um novo negócio.

Porém, apesar desse aumento, ainda existe muita gente dando a grande desculpa dos valores dos cursos. Mas se você não investir em si, quem fará? Afinal se seu negócio for bem, quem ganhará? Mas, também se ele for mal, quem perderá? Outras desculpas são a “falta de tempo” e a distância dos melhores cursos de sua residência.

Como empreendedores, precisamos estar antenados com o mundo para que possamos desenvolver produtos e serviços inovadores. Por isso, nunca podemos deixar de estudar para adquirirmos novos conhecimentos a fim de aplicar na gestão de nossos negócios.

Artigo publicado originalmente em Fábrica de Empreendedores 

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!