.

Quais são as universidades empreendedoras do Brasil?

O Ranking Nacional de universidades empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, avalia instituições em seis aspectos.

São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de ensino superior que mais fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo entre seus estudantes, pelo segundo ano consecutivo.

É o que diz o Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras, estudo organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

O objetivo do ranking, que está em sua segunda edição, é premiar as comunidades acadêmicas inseridas em ecossistemas favoráveis que mais ajudam a desenvolver a sociedade, por meio de práticas inovadoras.

Mais de quatro mil estudantes foram consultados sobre como formular o índice de universidades empreendedoras no ano de 2016, resultando em seis pilares: capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização. Esses mesmos quesitos foram usados na edição deste ano.

Ao todo, 55 universidades entraram na avaliação final de 2017, após testes de confiabilidade das respostas. Outras 10 mil respostas foram tiradas de depoimentos dos próprios estudantes, que avaliaram a diversidade de alunos, as metodologias de ensino e as motivações que os faziam entrar e continuar nas universidades.

As pesquisas foram feitas entre junho e agosto de 2017. Os dados levantados mostram que ainda há muito espaço para crescer quando se fala no fomento da criação de empresas próprias.

Dos alunos participantes, 30% declararam que nunca participaram de projetos que vão além da sala de aula e mais de 50% discordam que a grade curricular os auxilia a desenvolver competências empreendedoras.

“O Índice de Universidades Empreendedoras surgiu para trazer propostas, exemplos e ideias claras de como podemos melhorar nossas universidades. Como podemos, em rede, evoluir seus padrões e modelos de formação”, afirma o estudo em seu relatório.

“Se nossas comunidades acadêmicas atuarem junto ao seu ecossistema, buscando desenvolver a sociedade por meio de práticas inovadoras, não temos dúvidas de que daremos grandes passos rumo a um Brasil melhor.”

Veja, abaixo, a lista das universidades empreendedoras (notas de zero a dez):

Posição Universidade Nota final
1 Universidade de São Paulo (USP) 7,26
2 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 6,9
3 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 6,84
4 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 6,45
5 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) 6,18
6 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 6,16
7 Universidade Federal de Viçosa (UFV) 5,91
8 Universidade de Brasília (UnB) 5,86
9 Universidade Federal de Itajubá (Unifei) 5,8
10 Universidade Federal do Paraná (UFPR) 5,74

Via: Exame

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!