Volkswagen cria van elétrica para funcionar como Uber Pool

Grupo Volkswagen lançou uma nova divisão de negócios chamada Moia, que está desenvolvendo uma minivan elétrica para ser utilizada como um serviço de transporte pessoal, semelhante ao Uber ou Cabify.

O veículo promete levar até seis pessoas com bastante espaço e assentos individuais, cada um com luz de leitura e porta USB, além de internet sem fio para todos.

O uso será por meio de aplicativo no smartphone e similar aos modos “pool”, que compartilha a viagem com outras pessoas indo na mesma direção.

A iniciativa aponta para uma mudança no foco das montadoras, que planejam não só vender carros, mas também oferecer seu próprio serviço de transporte pessoal – um negócio que promete ser altamente lucrativo com a chegada dos carros autônomos.

Mas a Volkswagen não vai esperar a tecnologia sem motorista e promete começar as atividades na Alemanha já em 2018, com objetivo de tirar 1 milhão de carros de circulação nas maiores cidades europeias e dos Estados Unidos até 2025.

“Mesmo que nem todos tenham um carro no futuro, a Moia ajudará a tornar todos clientes da nossa empresa de um jeito ou de outro”, afirmou o presidente da Volkswagen, Matthias Müller.

Cada assento terá luz de leitura e entrada USB (Foto: Divulgação)

Cada assento terá luz de leitura e entrada USB (Foto: Divulgação)

A GM é sócia da Lyft e tem sua própria plataforma (Maven). Mas quem está na frente dessa corrida são as empresas de tecnologia Waymo, do Google, e o próprio Uber, que já testam veículos sem motorista com passageiros comuns nos EUA.

 Via: G1