Pressão no trabalho: Como lidar?

Metas, prazos apertados, resultados… quem nunca sentiu pressão no ambiente de trabalho independente do cargo?

Mesmo sendo uma realidade, é fato que nem todo profissional consegue lidar bem com a pressão. Mas, nem tudo está perdido! De acordo com os especialistas, quem está se sentindo no olho do furacão pode adotar algumas estratégias para tentar lidar de uma forma mais saudável com a pressão.

Confira estas dicas para que você se organizar e dar conta do recado:

1) Seja sempre transparente

O silêncio não vai te ajudar. O ideal é chamar o gestor da área para uma reunião e expor os motivos que o estão levando a se sentir sobrecarregado. Porém, certifique-se de que, de fato, o que está sendo pedido está além da sua capacidade.

Ajustar a metas com seu gestor é algo que deve ser feito durante todo o ano, na opinião dos especialistas. É o que eles chamam de alinhamento. Ter conversas frequentes com o líder ou com a equipe pode evitar que você ganhe muitos fios de cabelo branco. “Seria importante para não deixar chegar nesse ponto, ir ajustando as metas pouco a pouco”, diz Caio Infante, diretor de relacionamento e negócios da Felipelli.

Do ponto de vista do gestor, sem dúvida, a transparência também é essencial. “É importante compartilhar a realidade com a equipe porque a cobrança vai recair sobre ele e consequentemente vai afetar toda a área”, diz Infante.

2)  Defina o que é prioridade e negocie prazos

Tudo é prioridade, tudo é para “ontem”. Só de pensar nisso nos estressamos. Afinal, a pilha de papéis na mesa só aumenta e para dar conta de tudo seriam necessários superpoderes.

Chega a hora então de negociar prazos. Aproveite a reunião de alinhamento com o gestor para definir o que é prioritário e quais prazos podem ser estendidos.

Patrícia Zamberlan, sócia da Search, lembra que esta é uma atitude considerada rara, principalmente no que diz respeito aos profissionais mais jovens, menos experientes. “É comum as pessoas simplesmente irem aceitando todos os prazos impostos sem negociar e assim vão se sobrecarregando”, diz.

3) Faça um cronograma

Agora com metas e prazos definidos, monte seu cronograma. Para conseguir gerenciar uma avalanche de informações, cumprir prazos e bater metas, a regra de ouro é a organização. “Com planejamento a pessoa consegue se tornar mais produtiva e atingir as metas”, diz Patrícia.

4) Converse com as outras pessoas sobre a pressão que você sente 

Saber as estratégias de outras pessoas para lidar com a pressão pode ser útil, dizem os especialistas. “Buscar uma referência externa é importante. Tente perguntar como ela fazia quando se via em uma situação semelhante”, diz Infante.

Patrícia concorda. “Conversar com pessoas mais experientes pode ajudar principalmente quem é mais jovem”, diz a sócia da Search.

5) Desligue-se sempre que possível

Encaixe momentos prazerosos na sua rotina e não pense em trabalho enquanto isso. “Saber desligar, aproveitar o tempo em que está com a família e os amigos ajuda a manter o equilíbrio”, diz Infante.

“Buscar atividades interessantes fora do trabalho ajuda a extravasar o estresse”, lembra Patrícia. Esporte, estudo, atividade artística: vale qualquer atividade, desde que você se divirta.

Com informações

Imagem destacada: (Thinkstock)