Como desenvolver inteligência emocional e aplica-la no ambiente de trabalho?

Como desenvolver inteligência emocional e aplica-la no ambiente de trabalho? Certamente todos nós sabemos que é muito importante saber gerenciar as emoções. A inteligência emocional é, sem dúvida, a base para o desenvolvimento da maior parte das habilidades interpessoais exigidas para o sucesso no mercado de trabalho.

Para você que é empreendedor, ou que pensa em abrir seu próprio negócio não é diferente. Sobretudo uma posição de liderança certamente aumenta o nível de estresse e tensão, levando a dificuldades no gerenciamento das emoções.

Por isso, neste artigo selecionamos algumas dicas infalíveis para desenvolver sua inteligência emocional e como colocá-la em prática no ambiente de trabalho.

1. Analise seu próprio comportamento

Que tal avaliar suas atitudes diárias? Inegavelmente autoconhecimento é o primeiro passo para o controle emocional. Veja como você lida com os próprios sentimentos e com situações que exigem o controle sobre eles.

2. Domine as suas emoções

Controle seus sentimentos e não os deixe dominar! Evite tomar decisões impulsivas das quais irá se arrepender. Uma forma de preservar a calma e o equilíbrio é desenvolver o hábito de meditar no trabalho.

3. Aprenda a lidar com as emoções negativas

Saber lidar com as emoções negativas é essencial para que você não se deixe abalar por elas facilmente. Aprenda a lidar com fracasso e decepções de forma positiva e desenvolva a sua resiliência.

4. Aumente sua autoconfiança

A autoconfiança é mais que essencial. Isso porque é preciso que você acredite em si mesmo para vencer desafios do dia a dia.

5. Aprenda a lidar com a pressão

A pressão e o estresse são coisas inevitáveis dentro do ambiente de trabalho. Por conta disso, é essencial que você saiba lidar com essas situações de muita pressão de maneira eficaz e sadia.

6. Não tenha medo de se expressar

Não confunda controle de emoções com repreensão de emoções. Expressar o que você está sentindo ou pensando é essencial. Isso porque, quanto mais você segura esses sentimentos dentro de si, maior será o estrago quando eles vierem à tona de uma única vez.

7. Desenvolva a empatia

Tão importante quanto compreender os próprios sentimentos, é essencial que você se coloque no lugar dos outros. As pessoas ao seu redor também possuem emoções, e cabe a você tentar compreendê-las para melhorar seus relacionamentos interpessoais.

Fonte: Mentalidade de Crescimento

Fonte imagem: httpmoney.cnn.com