.

Boas práticas de e-mail marketing para bons resultados

O e-mail marketing é, sem dúvida, uma das melhores formas de gerar e converter leads, isso porque a táctica permite um canal de comunicação direto e pessoal entre sua empresa e os clientes. Pensando nisso, reunimos neste post algumas regras básicas para você tirar melhor proveito da sua estratégia de e-mail marketing, confira:

 

1) Defina e segmente seu público-alvo 

Definir o público-alvo é a premissa de qualquer campanha de marketing. De nada adianta criar um e-mail marketing completo, se você não dispará-lo para as pessoas corretas. Saiba bem quem é seu público, quais suas preferências e seu hábitos. Feito isso, agrupe os contatos por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros.

É muito provável que os seus contatos estejam em diferentes estágios da jornada de compra, então você deve fornecer diferentes tipos de informação para cada um deles.

2) Construa um calendário

Faça um planejamento anual, com datas comemorativas, feriados, e outras datas de interesse. Organize essas informações em planilhas e planeje os disparos de e-mails. Dessa forma você pode acompanhar e analisar todo o processo do início ao fim.

3) Hora de personalizar:

No emaranhado de e-mails recebidos em uma caixa de entrada, receber algo personalizado certamente garante maiores taxas de abertura. Porém, personalizar significa ir além da linha de assunto e da saudação.

Pesquise o melhor horário para enviar os emails, crie listas segmentadas de acordo com os interesses de seus clientes, invista tempo em criar personas: somente assim você terá a certeza de que os seus clientes receberão e-mails customizados de acordo com suas especificidades. Personalizar seu e-mail marketing é uma das mais importantes boas práticas de e-mail marketing.

4)Pense sobre o assunto do e-mail marketing:

Pode parecer um tanto quanto óbvio, porém muitos profissionais de marketing ainda não dão importância ao assunto do e-mail.  A primeira regra a se seguir é: Seja breve, a linha de assunto não deve ter mais que 50 caracteres.

Coloque o nome do destinatário da mensagem no assunto, e pense em palavras de impacto.

5)Design:

O design é fundamental na hora de prender a atenção do leitor. Por isso, escolha sua fontes, templates e layouts com cuidado. Não use fontes muito pequenas que dificultam a leitura. Evite cores muito brilhantes, mas não esqueça de manter um certo contraste entre as cores do seu layout, as fontes, o fundo e as imagens.

6)Use o preheader:

O preheader é o preview da mensagem que pode ser visualizada em alguns provedores de e-mails, especialmente em smartphones. Os preheaders ajudam a aumentar a taxa de abertura pois mostram para o cliente do que se trata o e-mail. Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, mantenha seus textos curtos e interessantes. Mais uma vez, não mais do que 50 caracteres.

7)Seja breve e conciso:

Coloque-se no lugar do seu cliente. Assim como ele, você é muito ocupado e tem centenas de e-mails enchendo sua caixa de entrada todos os dias. Escreva mensagens curtas e simples, afinal, na maioria das vezes apenas damos uma olhada rápida no conteúdo, enquanto escaneamos algumas palavras e imagens que nos chamam a atenção. Além disso, e-mails muito longos tem mais chances de irem para a caixa de spam.

8)Inclua links no seu texto:

Links externos podem aumentar suas chances de engajamento. Inclua links para as páginas do seu próprio site e links de textos externos que você considere interessante. Mas tenha cuidado com o número total já que e-mails com links demais podem ser vistos como spam pelos provedores de serviço de Internet (ISPs).

9)Inclua imagens no corpo do e-mail:

Imagens trazem vida aos seus e-mails. Evite imagens muito pequenas ou muito grandes e lembre-se de escolher as que melhor fortaleçam os valores e conceitos da sua empresa. Tente encontrar o equilíbrio perfeito entre peças gráficas e espaços textuais.

10)Inclua links nas suas imagens:

Seu e-mail deve ser interativo, e uma boa maneira de fazer isso é incluindo links nas suas imagens. Porém, não se esqueça de garantir que o seu cliente saiba que as imagens são clicáveis: instrua-o e deixe claro o destino final de cada link. Com isso, você terá taxas de cliques maiores!

11)Inclua textos alternativo nas imagens:

Hoje em dia a maioria dos servidores de e-mails bloqueiam imagens por questões de segurança, então textos alternativos nas imagens são essenciais para garantir que o seu cliente saiba do que você está falando mesmo sem ver as imagens.

12)Tenha sempre um CTA: 

O CTA é quase que obrigatório nos seus emails. O call-to-action (CTA) é uma chamada — visual ou textual — que leve o leitor da uma página a realizar uma ação. É ele quem vai levar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele. Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do e-mail. Não esqueça de deixar espaços em branco ao redor do botão, facilitando sua visualização e aumentando a probabilidade de cliques.

13)Pense nos aparelhos móveis:

45% dos e-mails são lidos em dispositivos móveis, então nada mais óbvio do que criar designs responsivos para garantir que os seus e-mails serão lidos em qualquer aparelho, a qualquer hora.

Lembre-se de escolher fontes grandes o suficiente para que possam ser lidas em telas pequenas de smartphones e tablets, por exemplo. Selecione imagens que possam ser visualizadas em qualquer dispositivo e mantenha os CTAs em tamanhos apropriados, para que possam ser facilmente clicados.

14)Teste seus emails antes de enviá-los:

Quando seu e-mail estiver pronto, lembre-se de testá-lo antes de enviá-lo para sua lista de contatos. Infelizmente nem todos os e-mails são visualizados da mesma forma e diferentes provedores promovem diferentes experiências para seus usuários. Para garantir que está tudo OK, faça um teste!

Você pode testar manualmente, enviando o e-mail para diferentes provedores ou usar um serviço de e-mail para te ajudar. A maioria das plataformas de e-mail marketing oferece esse recurso e facilita o trabalho para você. Essa é uma dica crucial e uma boa prática de e-mail marketing essencial para o sucesso dos seus esforços.

E aí gostou das nossas dicas? Esperamos que tenham sido de grande proveito! Não perca mais tempo e coloque sua estratégia de e-mail marketing para funcionar agora mesmo!

Fonte

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!