.

Leads: O que são e como gerá-los

Certamente você já ouviu falar muito sobre Leads. Mas você realmente sabe o que o conceito significa, e por que atrair um lead é fundamental para o sucesso de suas vendas?

Neste artigo, vamos te ensinar definitivamente o que é um lead e te dar dicas infalíveis para conquistá-los!

O que é um lead?

Lead em marketing digital, nada mais é do que um contato de um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse em consumir seu produto ou serviço.

Mas como conseguir este contato? Isso é feito através do preenchimento de dados por parte do potencial cliente em um formulário para receber uma oferta, um material rico como um e-book, ou uma newsletter.

Como captar um lead? 

Existem diversas maneiras para captar um lead, essas formas são chamadas no marketing digital de “iscas”.

Você pode construir chamadas no site de sua empresa, ou através de posts patrocinados em seus perfis nas redes sociais, convidando pessoas a realizarem um cadastro em troca de algum benefício.

Por exemplo, você pode captar leads oferecendo um desconto: “Cadastre-se e receba um cupom de 10% de desconto nos produtos de nosso site”. Ou então através de um conteúdo rico: “Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o assunto X em seu e-mail”.

Conteúdos ricos são excelentes oportunidades para captar leads. Produza artigos elaborados ou e-books sobre sua área de atuação, por exemplo, se você é uma agência de turismo, por que não criar um e-book sobre “Tudo o que você precisa saber em sua primeira viagem internacional”? Além de conquistar leads, você será considerado por seu potencial cliente uma autoridade no assunto.

Dicas importantes

Com os seus leads qualificados em mãos, utilize uma das diversas ferramentas disponíveis no mercado para te auxiliar, por exemplo, no disparo de e-mail marketing. Dentre algumas opções estão o Mailchimp, Get Response e Klick Mail.

Planeje a frequência do disparo e capriche no conteúdo! O ideal é que você comece com um envio por semana e depois teste alterações. A frequência ideal irá depender do seu tipo de negócio.

Outra dica, apesar de parecer tentador, jamais pense em comprar aquelas famosas listas de e-mails prontas. Geralmente essas listas estão repletas de e-mails que não existem ou que foram desativados. Além do dinheiro, você também terá seu trabalho perdido.

 

Pronto, agora você já tem uma compreensão dos princípios básicos da geração de leads! Mãos a obra!!!

Quer saber mais? Temos um artigo certo para você: Boas práticas de e-mail marketing para melhores resultados

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!