.

Cinco passos para conseguir crédito para seu negócio

Muitas vezes micro e pequenas empresas precisam acessar linhas de crédito específicas para expandir seus negócios.

No entanto, antes de ir à instituição financeira para pedir recursos, é necessário tomar certos cuidados, como, por exemplo, pesquisar qual linha e banco melhor atendem seu projeto, identificar a real necessidade de empréstimo/financiamento e elaborar um plano de negócios.

Confira agora quais as etapas que um empreendedor deve percorrer para obter crédito:

1º Identificar a real necessidade de crédito

Antes de mais nada é importante ter claro o valor do financiamento e a finalidade do recurso (compra de equipamentos, máquinas, matéria-prima, aumento da estrutura física etc.).

2º Buscar informações e escolher a instituição financeira mais adequada a sua necessidade

Busque informações sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram nas necessidades de crédito identificadas no 1º passo e quais instituições financeiras operam com tais linhas. E não se esqueça: as condições (custos, prazos, limites etc.) podem variar bastante de banco para banco.

3º Analisar os fatores de restrição

É fundamental estar com todos os fatores de restrição (situação legal, garantias, capital próprio etc.) adequados às exigências das instituições financeiras.

4º Elaborar o plano de negócios

Você terá que mostrar ao banco que seu projeto é financeiramente viável. A melhor ferramenta para fazer isso é através do plano de negócios. Não se esqueça: algumas instituições financeiras solicitam que o estudo da viabilidade do projeto seja realizado com uma ferramenta da própria instituição.

5º Efetuar o pedido de financiamento

Você deverá ir até a instituição financeira e apresentar ao gerente de pessoa jurídica (ou ao seu equivalente) a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, mostrando a viabilidade do projeto. Depois desses procedimentos, a instituição analisará o projeto e retornará informando a liberação ou não do financiamento.

Dicas extras

– Priorize financiar máquinas e equipamentos, preservando recursos próprios para capital de giro. Nas linhas de financiamento para investimentos fixos, os limites são maiores, os custos são menores, os prazos de pagamento também são maiores e as garantias são facilitadas.

– Um bom histórico de relacionamento com a instituição financeira influencia positivamente. Procure entrar em contato com o banco onde você já é cliente e avalie as condições oferecidas. Claro, não deixe de pesquisar outras opções.

– O banco quer correr o mínimo de risco possível. Por isso, é fundamental elaborar um estudo com a análise de mercado, produto, operação e finanças, mostrando a viabilidade do projeto e a sua capacidade de pagamento.

Fonte: SEBRAE

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!