.

Os negócios seguem a Lei de Darwin: Só o mais adaptado sobrevive

“Os negócios seguem a Lei de Darwin: Só o mais adaptado sobrevive”.

Essa frase da autoria de Robert Holmes à Court nos leva a uma reflexão muito importante: O quanto você é adaptável ao ambiente em que vive? Você se considera muito adaptado? Pouco adaptado? Nunca parou pra pensar sobre isso?

Que tal refletirmos sobre a adaptação no mundo dos negócios?

Em primeiro lugar, devemos entender que o empreendedor deve ter habilidade de se adaptar, sim, como os animais na natureza, que se adaptam ao ambiente e se transformam para sobreviver. Logo, no mundo dos negócios você também, dentro da ética SEMPRE, tem que se adaptar para sobreviver.

Há poucas décadas, a conhecida revolução industrial, tirou empregos das pessoas, mas também criou uma multidão de novas oportunidades. Depois, o fenômeno chamado a “bolha da internet”, transformou o mundo como conhecíamos, distribuindo informação. E agora, temos a revolução tecnológica, a era dos serviços, e também das facilidades.

Enfim, devemos frisar que o mundo continua em transformação e não irá parar tão cedo.

As pessoas mudaram, os negócios mudaram, então vamos refletir: porque só você não quer mudar?

Temos diversos exemplos de empresas que não se adaptaram ao novo ambiente. Apenas para citar dois casos, temos a Kodak, que não soube competir com as câmeras dos smartphones, e a gigante Blockbuster, que não pensou no digital. Todos nós sabemos quais foram os resultados.

Como você tem se preparado para a revolução que estamos vivendo hoje? Como você tem posicionado seus negócios, suas vendas, seus conhecimentos?

Pense fora da caixa, não se prenda a um mundo que “quase” não existe mais.

  • Se prepare, estude, modele seus negócios para o futuro.
  • Identifique oportunidades onde pessoas ainda não encontraram.
  • A habilidade de adaptar ter que acontecer no time (tempo) correto.
  • Adaptar-se tarde demais pode ser fatal!

E lembre-se sempre: Na selva de competição que é o mundo dos negócios, só o mais bem adaptado sobreviverá.


Por: Ricardo Santos

Empresário e idealizador da plataforma “Sou Empreendedor”, Ricardo é graduado em Ciências da Computação e Administração de Empresas. Possui MBA em Gestão Estratégica, Controladoria e Negociação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é conselheiro do grupo Unitis Brasil, presidente da IT Universe Tecnologia e da Unimobilis. 

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!