.

Liderança é ação, e não posição

“Liderança é ação, e não posição” Donald McGannon

Estar na liderança é sem dúvida uma grande vantagem competitiva. Nós já sabemos que é necessário muito trabalho para chegar lá, mas eu diria que é muito mais difícil se manter.

Ainda mais na era de negócios globalizados que vivemos hoje. Enquanto você lê este post, alguém certamente está trabalhando numa ideia que, inclusive, pode ser igual ou até mesmo melhor do que a sua.

Então, estar na liderança é saber o “time”(tempo, em inglês) de entrar e sair de um negócio, de lançar um produto ou de retirar o produto, por exemplo. Já na carreira isto diz muito sobre como você deve se posicionar em cada momento perante seus liderados ou à situação imposta a você.

Em todos os casos, permanecer na liderança é avaliar continuamente se a estratégia adotada é a correta e ainda, entender perfeitamente o que seu cliente quer e precisa. Se não compreender isto, certamente não chegará nem perto da liderança.

Se observarmos o exemplo das empresas líderes de mercado, como AppleAmazonGoogleSamsung, por exemplo, eles sempre estão se reinventando e pensando em romper barreiras e mercados, e isto é extremamente necessário para se manter na frente.

Quem está na liderança, seja uma empresa, uma equipe esportiva, uma pessoa, enfim, deverá sempre se reinventar e saber se diferenciar dos seus concorrentes.

Por quanto tempo alguém estará na liderança? A resposta é simples: estará líder enquanto se mantiver em ação. Ou seja, em movimento, testando, alterando, implementando, errando, aprendendo, acertando, enfim… em AÇÃO! JAMAIS PARADO!

A única coisa que pode tirar um líder de sua posição é parar de se movimentar. É claro que errar bruscamente também pode tirá-lo da posição, mas achar que fazer nada vai te manter na vanguarda, isso sim é, se posso dizer, no minimo ignorante.

E você, o que tem feito para ser líder ou se manter na liderança?

 


Por: Ricardo Santos

Empresário e idealizador da plataforma “Sou Empreendedor”, Ricardo é graduado em Ciências da Computação e Administração de Empresas. Possui MBA em Gestão Estratégica, Controladoria e Negociação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é conselheiro do grupo Unitis Brasil, presidente da IT Universe Tecnologia e da Unimobilis. 

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!