.

Você não consegue ver todo o vale até estar no topo da montanha

Você não consegue ver todo o vale até estar no topo da montanha!

A visão do topo, sempre será maior e melhor. Entretanto, para chegar lá, você deve saber que subir até o topo exigirá sacrifícios, uma dose extra de esforço e muito planejamento.

Você já viu algum escalista não planejar como irá escalar sua montanha?

Quantas histórias já ouvimos de pessoas que tentaram escalar as mais altas montanhas do mundo e morreram? Ou quantos desistiram no meio do caminho? O fato é que em unanimemente faltou planejamento, seja nos materiais a levar, no condicionamento físico a adquirir, etc.

Para chegar no topo de algo, seja na carreira, nos negócios, na família, nos estudos, enfim, em qualquer aspecto, você tem que estar preparado para empregar todos os esforços, chegar à exaustão e fazer o que for necessário para não parar nas barreiras que encontrará no caminho.

O maior problema é que muitos vislumbram chegar alto e longe, mas não querem realizar os sacrifícios que acompanham esta jornada.

Não há como ser um mestre ou doutor em determinada disciplina, se não estudar arduamente, conquistar cargos mais altos, se não trabalhar mais que a maioria. Ou ter um relacionamento feliz, se não se dedicar a(o) sua(seu) parceira (o) e esquecer ou mudar hábitos que tinham antes. E muito menos ser um grande empreendedor, se não está disposto a perder horas de lazer em prol de de trabalho e muito estudo.

Na teoria é simples, mas na prática chegar no TOPO exigirá sacrifícios, assim, neste ponto, a maioria já decidiu não chegar lá!

E tudo começa no pensamento, todos já cansamos de ouvir de colegas desmotivados frases como: – Já está bom onde estou!; Estou feliz assim, não vou conseguir mesmo!; Ahhhh, coitado de mim, isto não é pra mim não!; Eu nunca vou ser igual fulano, ele é mais inteligente que eu!; Enfim, são escravas do seu próprio pensamento ou daquilo para o qual foi educado.

Não aceite pensar assim! JAMAIS! Você não é um coitado! A mudança da tua história só depende de você! Você pode sim escalar montanhas e chegar no topo.

E para chegar lá, você precisa ao menos se certificar que você irá:

  • Planejar: Você tem que ter o mapa de qual caminho seguir para chegar onde quer;
  • Preparar: Ter as ferramentas necessárias para não ter que desistir no meio do caminho;
  • Aprender: Estudar e aplicar, quando errar, refletir, estudar, corrigir e aplicar novamente, fazendo disso algo cíclico;
  • Se Esforçar: Já viu alguém alcançar objetivos difíceis com moleza?
  • Ignorar o medo: Quem nunca sentiu medo? Ele faz parte, mas quem é corajoso e tem foco no topo, não olha para o caminho, mentaliza o final.
  • Vencer o cansaço e a preguiça: Esses são os maiores vilões, se achar que vão fazer por você, colocou tudo por água abaixo. E não tem nada mais desanimador do que motivar uma pessoa preguiçosa não é? Ela já coloca dificuldades antes mesmo de saber o que tem que fazer.
  • Respeitar o Tempo: Saiba respeitar o tempo. Pular etapas pode ser fatal. Não adianta querer voltar atrás nem acelerar o tempo. Uma coisa de cada vez, no seu tempo, mas NO TEMPO CORRETO. Tenha paciência… mas não fique de bobeira, o que depender de você, não espere por ninguém, o que depender dos outros, cobre para acontecer. Isso é o máximo que pode fazer em conjunto com o tempo.

Mas quando você chega no topo, terá uma visão melhor de tudo, mais privilegiada. Isso significa dizer que se preparou melhor, se esforçou mais, sacrificou muito, mas agora consegue ver tudo diferente da maioria das pessoas.

Neste ponto você já não será mais imaturo, nem cometerá erros básicos, sua confiança faz com que planeje subir cada vez mais, sempre respeitando seus limites.

Na administração chamamos isto de visão holística. Você passa a resolver melhor problemas, porque não olha mais para uma parte, mais sim para o todo. Consegue entender a ligação entre as coisas. 

Se fizer isso, pode acontecer aquilo… ou se fizer aquilo outro, pode acontecer tudo isto, etc.

Ou seja, sua decisões serão mais coerentes e acertadas.

Este é o segredo da maioria das pessoas de sucesso, seja nos negócios, nos esportes… enfim, quanto mais treinam, menos erram e são cada vez mais assertivos.

Certamente você se deparou com um chefe líder seu indagando sobre algo que você deixou passar desapercebido e então simplesmente você pensa: Como eu não vi isso?

Talvez não tenha olhado como um topo. Pensou só numa parte do processo. É como se levasse as ferramentas para escalar a montanha, mas esqueceu a comida. Ou levou os alimentos, mas deixou o colega que conhecia melhor o trajeto para trás.

Sim, isso é puro treinamento mental. Se condicione a fazer o melhor, se esforçar mais e pensar holisticamente quais as reações que uma ação sua pode acarretar.

Sim, o planejamento se torna fundamental em tudo isso.

Ou seja, você precisa ver as coisas de forma mais ampla. Enxergar o que a maioria não enxerga… e o mais importante, não pensar como a maioria. A maioria pensa no básico, no simples, não gostam de pensar em soluções, querem tudo fácil, estão muito confortáveis no lugar onde estão. Não tem como escalar a montanha, sua zona de conforto nunca permitirá nem ao menos pensar nisto, quem dirá executar?!

Você ser diferente? Quer se tornar melhor?

Então fica a reflexão: O que você tem feito para isto? Como tem se preparado para isto? Tem feito apenas o básico?

Se esta é sua resposta, esquece! Você não chegará no topo, definitivamente! e tentar chegar lá pode ser fatal.

Quem faz o básico não se destaca, fica no meio da multidão, pensa igual, pensa como todo mundo.

Estar no topo não é para todos, o topo é estreito, não cabem todos… aquele história de que todos tem um lugar ao sol, é bonita só nos livros de autoajuda e pra quem quer mentir para aquele que fracassou.. todos tem lugar ao sol sim, mas no topo, não. Prefiro pensar que todos podem chegar e acreditamos muito no empreendedorismo pra isso, mas nem todos querem! E suas ações mostram que não querem. Chegar no topo é para aqueles que planejam, se esforçam, que não tem medo e correm atrás!

Para quem pensa e age assim, é questão de tempo para chegar lá. Seu mente já é de vencedor! 

E no final de tudo, verá que valeu a pena! Você não precisará realizar mais tantos esforços e ainda terá um visão privilegiada. Aquilo que não enxergava, agora passa a ser tão claro que não entende como não via assim… como passou por tal situação e resistiu.

E estará muito grato a Deus, as pessoas que lhe ensinaram, a tudo que passou. Então, lá no topo para e pensa: Agora realmente sei porque sou um vencedor: Penso como vencedor e ajo como vencedor!


Por: Ricardo Santos

Empresário e idealizador da plataforma “Sou Empreendedor”, Ricardo é graduado em Ciências da Computação e Administração de Empresas. Possui MBA em Gestão Estratégica, Controladoria e Negociação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é conselheiro do grupo Unitis Brasil, presidente da IT Universe Tecnologia e da Unimobilis. 

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!