.

Como saber qual é o melhor financiamento para o meu negócio?

Quem é empresário, independentemente do ramo em que atua, deve saber que existem à sua disposição inúmeras linhas de financiamento. Porém, frente a tanta oferta, podem surgir dúvidas onde e buscar uma linha de crédito, vantagens e riscos. O analista do Sebrae Goiás Almir Ferraz tira algumas dúvidas sore o assunto.

Onde e quando buscar uma linha de crédito?

É aconselhável o empreendedor procurar seu banco de relacionamento, mas também pesquisar no mercado financeiro. Isso facilita a negociação ou a busca de melhores ofertas a curto, médio ou longo prazo. Os bancos normalmente solicitam garantias que nem sempre os empreendedores tem. Existem instituições que atuam com microcrédito, que são empréstimos de pequeno valor, e com burocracia menor para o segmento de MPEs.

Em Goiás, a agência governamental Goiás Fomento e o Banco do Povo oferecem opções de microcrédito vantajosas com juro a quase zero, para empreendedores de micro empresas e empreendedores individuais. Vale lembrar que são empréstimos para aquisição de máquinas e equipamentos com prazos de pagamento maiores e garantias facilitadas. Recursos para capital de giro além de mais difícil, tem taxas maiores.

Quais são os riscos? E as vantagens?

O banco que empresta quer correr o mínimo de risco. Assim o empreendedor deve analisar a operação com cuidado para checar sua capacidade de pagamento, ou seja, o recurso que pretende deve ser aplicado dentro de um plano, para que seja uma solução para sua empresa. Do contrário, a situação pode se agravar. Basta acompanhar os editais de leilão de imóveis promovidos pelas instituições financeiras.

Leia também: Gestão Financeira: Planilhas que facilitam o dia a dia do seu negócio

Os bens oferecidos são aqueles que foram dados em garantia pelo tomador de empréstimo que não honrou o pagamento das parcelas, e assim teve o bem leiloado e perdeu patrimônio. As vantagens do credito são várias, pois quando o crédito é tomado de forma consciente vai permitir ao empreendedor manter seu negócio com obrigações sociais e fiscais em dia, e assim evita multas e taxas por atraso que pode afetar o lucro de seu negócio.

Qual o tipo mais adequado para a necessidade do empreendimento?

Primeiro é preciso definir a necessidade, que são várias, como a necessidade de recursos para implantação da empresa, para aquisição de estoque de mercadorias, para reforma ou expansão do negócio. A partir daí procurar a linha de crédito mais adequada.

Existem linhas de financiamento específicas para organizações do terceiro setor (associações) e cooperativas?

Existem várias, como o crédito para aquisição de máquinas e equipamentos, instalações e capital de giro, como por exemplo os condomínios que podem contratar o banco para fazer a cobrança das taxas de condomínio mensal. Assim, o Banco repassa o valor integral da carteira e se responsabiliza pelo recebimento do condômino.

Existem opções de financiamento para pessoas físicas, artesãos, autônomos?

Sim. Principalmente as instituições de microcrédito como o Banco do Povo e Agência Goiás Fomento. O profissional pode contar com apoio para aquisição de máquinas, ferramentas, instalações e até para capital de giro.

Artigo publicado originalmente em Revista PEGN

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!