.

7 passos para vencer o medo de falar inglês

Um dos maiores obstáculos profissionais e pessoais é o medo de falar inglês. Imaginamos o julgamento e a crítica dos amigos, pares, líderes, clientes e até parentes. Por conta desse medo de mostrar suas limitações ou de errar, as pessoas travam na hora de falar em inglês.

Esse problema não é simples de resolver porque envolve nossos modelos mentais, ou seja, como nossa mente opera e interfere em nossas ações. Porém, é possível! Quer ver?

Como perder o medo de falar inglês

1. Não tente adivinhar o que as pessoas pensam

Quando tiver de falar inglês, é possível que você faça alguns questionamentos, como “O que as pessoas estão pensando de mim?”, “Será que estou vermelho?”, “Estou transpirando?” e ” E se me perguntarem algo que não sei responder?” Minha dica? Não dê atenção. Se você estiver preparado, investindo no aprendizado do idioma, ignore essas perguntas e passei para o item 2. Isso chama inteligência emocional.

2. Aceite que erros fazem parte 

Se perceber que falou algo errado, não leve em consideração. Simplesmente continue. O importante é falar e não deixar o medo vencer. Focar na desenvoltura nos níveis mais básicos é mais interessante do que falar tudo corretamente. A eliminação dos erros é um processo que leva tempo. No processo de aprendizagem de um idioma como o inglês, que é muito diferente do português, precisamos esperar o cérebro se acostumar com os novos parâmetros de comunicação.

Leia também: 4 dicas para criar uma apresentação de negócios arrasadora

3. Para perder o medo de falar inglês, fale sozinho e em voz alta

Estamos sempre pensando. Então, todos os dias, procure pensar em inglês e também criar diálogos e repeti-los várias vezes em voz alta. Se preferir, repita diálogos de séries ou cante com as músicas. Grave e ouça sua própria voz e veja se consegue perceber eventuais erros de gramática e pronúncia.

4. Observe sua respiração

Quando deixamos a ansiedade tomar conta do nosso corpo, a respiração fica ofegante, começamos a gaguejar ou trocar palavras, perdemos o foco. Se isso acontecer, o ideal é fazer uma pequena parada e respirar fundo algumas vezes. A respiração profunda acalma e traz equilíbrio.

5. Preste atenção na postura

Cuidado também com a sua postura . Ao manter a coluna ereta e olhar para frente, você transmite credibilidade e segurança. Isso aumenta a sua autoconfiança.

6. Tenha disciplina e foco

Estabeleça ações e metas diárias, semanais e mensais de aquisição de vocabulário, pronúncia adequada e estruturas gramaticais. Para atingir seus objetivos de fluência, você precisa de tempo. Precisa também escolher o tipo de curso mais adequado a você. Há muitas possibilidades: aulas individuais ou em grupo, presenciais ou online, escolas abertas ou escolas in-company.

7. Seja persistente

O domínio do inglês não acontece em pouco tempo, não espere mudanças radicais. É necessário um mínimo de 600 horas de curso para alcançarmos uma fluência avançada do idioma. Tenha persistência para alcançar seus objetivos.

Artigo publicado originalmente em vagas.com

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!