.

4 dicas para desenvolver a criatividade

criatividade

Um bom profissional certamente busca ter uma carreira de sucesso. Isso pode significar estar trabalhando em uma determinada empresa, ocupar uma posição específica ou criar o seu próprio negócio. O caminho para a evolução no ambiente corporativo vai sempre depender de diversas variáveis, mas é preciso definir os objetivos e treinar o pensamento criativo para que a inovação aconteça.

Nem todo mundo é inovador no trabalho, mas uma dica importante é investir em conhecimento e aprendizado, estar em constante movimento, gerando valor para a empresa e adquirindo competências essenciais para a evolução pessoal na carreira. Portanto, inovar está intimamente ligado no “pensar fora da caixa”, pois a pessoa inovadora busca conhecer assuntos de diversas áreas, de diversos segmentos e estar “antenado” as novas tendências.

E qual empresa não está de olho em profissionais criativos e inovadores? Todas! Pessoas desse tipo geralmente são proativas, colaboram com a equipe, são positivas e sempre focam em formas de resolver uma questão sem examinar o grau de dificuldade que ela apresenta, pois buscam soluções para contribuir com os processos de trabalho e com os resultados do negócio.

A boa notícia é que a criatividade pode ser trabalhada e adquirida. Seja algumas dicas fáceis de ser cultivadas e desenvolvidas:

Sonhe: projete ideias que futuramente poderão se tornar realidade. Crie o hábito de visualizar, projetar seus sonhos e metas. A partir de então, passe a lutar por eles. Deseja evoluir na carreira? Então dê o primeiro passo e mãos à obra!

Sinta: amplie a sensibilidade para perceber os acontecimentos a sua volta. Esteja atento aos mínimos detalhes e procure tomar as atitudes corretas. Passe a ouvir mais e a filtrar as informações. Com isso, você aumenta a sua percepção de identificar falhas e resolver conflitos que estão se iniciando, evitando prejuízos futuros.

Arrisque e faça acontecer: não basta apenas sonhar. Acredite em si mesmo e tenha a convicção que é capaz. É com atitudes ousadas que alcançamos resultados incríveis. Invista em novas habilidades e busque constantemente a criatividade no trabalho!

Transforme: para ser inovador é necessário ser diferente, ousado, fugir do comum. Para isso, é fundamental ser líder de si mesmo, buscar o autoconhecimento e ter disciplina. Defina metas e persista, sendo um agente de transformação dentro e fora da organização. Pense fora da caixa e experimente o quão motivador é ser uma pessoa inovadora!

É importante ter em mente: gerencie o presente, esqueça o passado e crie o futuro. Se necessário for, abandone práticas, hábitos, atividades e atitudes que não deram certo ou que precisam ser revistas. Estar aberto ao aprendizado é estar disposto a viver novas experimentações e evoluir na carreira! O desafio é descobrir quais são as ideias nas quais vale a pena apostar, que podem alavancar sua trajetória profissional! Aí é com você, certo?

Fonte: Exame

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!