.

5 dicas para entrar em um mercado competitivo

Mercado competitivo também pode ser sinônimo de oportunidades. Com um bom planejamento e calma na hora de empreender, é possível perceber a forma mais direcionada de atuação dentro do cenário econômico escolhido e apostar sem medo nessa entrada que pode parecer arriscada. O pesquisador norte-americano Richard Agu acredita que alguns passos são importantes em busca de um lugar dentro de um mercado competitivo. Confira a lista publicada originalmente no site da revista Entrepreneur.

1. Delimite seu próprio nicho

Tentar competir com todos no mercado não é uma boa ideia e pode levar um negócio a falência em pouco tempo. A indústria e o nicho são coisas diferentes e o empreendedor deve entender que a competição está dentro do nicho e não dentro do cenário total da indústria. Um nicho bem delimitado permite uma operação com menos concorrência e uma gerência mais fácil de ser administrada.

2. Foque em oferecer uma qualidade superior ao concorrente

Os clientes gostam de opções e os empreendedores devem se esforçar para trazer algo diferente. A fabricação de produtos ou prestação de serviços deve visar ser superior ao que já existe para que a empresa não acabe sendo “mais do mesmo”. O diferencial não está naquilo que está sendo feito e sim na forma como o empreendedor o faz.

3. Comece como uma franquia em um mercado competitivo

Este é um bom caminho para aqueles que não têm muitos recursos para lançar uma marca e iniciar em um mercado competitivo. A franquia, além de dar tempo para que o dono da marca acumule recursos, também ajuda a moldar, gradualmente, a forma do negócio. A franquia, a curto ou longo prazo, é uma escola, ajuda a acumular experiência e a formar a base de clientes.

4.  Fique de olho nas tendências

Todas as marcas de uma indústria estão sujeitas a rápida evolução das tendências. Os empreendedores que estiverem atentos a esses movimentos terão um olho mais clínico para as novas demandas e conseguirão pensar em formas de atender os consumidores com mais rapidez. Se os clientes começarem a sentir que a empresa está estagnada, eles vão procurar novas marcas para atendê-los.

5. Busque ajuda de especialistas

Muitas empresas não acertam na hora de se comunicar com seus clientes ou promover produtos e  serviços. Para não deixar que tudo isso seja feito de forma mecânica, recorrer a especialistas pode ser uma boa saída para aumentar o lucro e manter a atenção da clientela. Além disso, uma boa comunicação e um bom alcance podem ajudar a conquistar novos olhares.

Via: Revista PEGN

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!