.

Habilidades de liderança: Afinal, como desenvolver?

Hoje, vamos falar a respeito de habilidades de liderança. Afinal, um líder não nasce pronto; quem quer se tornar uma verdadeira liderança precisa desenvolver algumas habilidades

No dicionário, um “líder” é “o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar”, é a “pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamentos de outras”.

No mundo corporativo moderno, o líder é um gestor em mutação, é aquele que precisa estar sempre atento a novas habilidades e competências conforme as mudanças de estratégias dos negócios e as nuances do universo empresarial. “Cabe ao líder, mais do que aos seus comandados, a responsabilidade de ser o principal agente destas mudanças”, ressalta a analista do Sebrae, Zuleika Melo.

Para ela, o profissional apto a assumir um cargo/função de liderança não nasce pronto. “A liderança pode ser aprendida. Se alguém deseja ser um verdadeiro líder, vai precisar de muita dedicação, disciplina, humildade, compromisso e persistência para trilhar o caminho do desenvolvimento de algumas habilidades importantes”, ensina. “Para começar este caminho, ele deve buscar conhecer a si mesmo, identificando seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados ou desenvolvidos”, completa.

Quais atitudes definem habilidades de liderança? A analista frisa que “se liderar é a capacidade de influenciar, motivar e inspirar pessoas, então algumas atitudes são importantes”. A seguir, algumas dessas atitudes.

. Saber ouvir.
. Ser empático (saber se colocar no lugar do outro).
. Ter capacidade de administrar conflitos.
. Adaptar o estilo de liderança de acordo com a situação ou com o nível de maturidade da equipe.
. Ser capaz de identificar o potencial de cada indivíduo, estimulando-o no seu desenvolvimento.
. Saber se comunicar.
. Partilhar informações.
. Estar em constante busca por conhecimento.
. Preparar sucessores.
. Manter coerência entre o discurso e a prática.

De acordo com a analista, é preciso muito cuidado com o “falso líder”. “Nas organizações, aquele que não apresentar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes acima listadas é a ´líderança´ a ser descartada”.

Zuleika assinala que a figura do líder é fundamental para as organizações, uma vez que que caberá a ele a iniciativa para resolver ou contornar situações diversas. Entre elas:

. motivar e influenciar os liderados, buscando sempre atingir os melhores resultados;
. trabalhar para manter a força de vontade e a satisfação da equipe alinhadas com a missão da empresa;
. manter sempre um bom clima organizacional e um ambiente produtivo.

Via: PEGN

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!