.

Marketing Pessoal: 4 dicas de para ter sucesso no ambiente de trabalho

Como construir um bom marketing pessoal? Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado de trabalho e no mundo corporativo, é preciso, antes de mais nada, mostrar ao mundo suas qualidades e potencialidades.

Confira neste post algumas informações importantes e coloca-as em prática agora mesmo!

Fique atento à sua postura corporal

Você sabia que a postura corporal transmite mensagens sobre você a todos que o rodeiam? Isto não é um mito. Quer ver alguns exemplos? Alguém que está sempre curvado ou de braços cruzados parece isolado, sem vontade de se enturmar. Mãos nos bolsos são um sinal de falta de interesse ou tédio.

Procure manter a coluna reta, olhar sempre para a frente e deixar os braços soltos ao lado do corpo. Essencialmente, sua postura deve transmitir uma imagem de interesse, atenção e autocontrole.

Existe uma forma simples de saber se está funcionando: observe se as pessoas tentam se aproximar espontaneamente de você, afinal uma boa postura corporal atrai as pessoas que estão a sua volta.

Tenha iniciativa

Investir em marketing pessoal significa, dentre outras coisas, destacar-se. Nada melhor nesse quesito do que demonstrar ter iniciativa. Não espere que os outros digam o que deve ser feito. Tome a frente e faça!

Proponha alternativas que facilitem o trabalho e exponha suas ideias. Demonstre que você tem um lado inovador. Se a sua ideia não for bem recebida logo no começo, sem problemas.

Entenda que, pelo simples fato de participar, você está deixando uma marca e colaborando. É uma situação melhor do que ser aquela pessoa que fica no canto, sem participar ou se manifestar. Aos poucos você construirá mais aceitação e conquistará também o seu espaço!

Procure conhecer-se

Para que você possa entender melhor os outros, é necessário que conheça a si mesmo. Portanto, pare por um minuto e pense tanto nos seus pontos fortes como nos fracos. Faça a famosa análise SWOT pessoal.

Saiba o que você tem de bom a oferecer. Ao mesmo tempo, aprenda sobre os aspectos que devem ser aprimorados e também como administrá-los. Porém, não entenda essa dica como uma recomendação para acomodar-se em relação aos seus pontos fracos.

É muito importante reconhecer suas limitações para que seja possível superá-las. Em outras palavras, em vez de alimentar pensamentos como “eu não entendo desse assunto, então vou ficar de fora”, busque um estado mental de “se eu não entendo desse assunto, então, vou aprender o que puder”.

Seja pontual

Se você quer fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o exemplo de profissionais que estão sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega.

Você sabia que há empresas que desclassificam candidatos antes mesmo de entrevistá-los, justamente porque eles chegaram atrasados na entrevista?

Aprenda desde já a gerenciar melhor o seu tempo e, de preferência, acostume-se a chegar sempre com 15 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso. Esse cuidado automaticamente passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal aprender mais com os Hábitos diários das pessoas mais bem sucedidas do mundo?

Fonte Imagem destacada:  iStockphoto/Thinkstock

 

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!