.

LinkedIn: Dicas infalíveis para usar a rede social a seu favor

Criado em 2003 nos Estados Unidos, o LinkedIn tornou-se a rede social mais conhecida entre os profissionais do mundo. A versão em português foi lançada em 2011, e hoje, o Brasil é o terceiro país com mais usuários da plataforma.

Apesar da popularidade, muitos desconhecem todas as possibilidades que a rede oferece.

Confira essas dicas e saiba tirar o máximo de proveito da sua conta no LinkedIn:

1) Mantenha seu perfil no LinkedIn atualizado

Você não precisa ter muita experiência ou lotar seu perfil de informações para que ele seja interessante. Porém, é necessário que ele esteja sempre atualizado. Informações que devem ser priorizadas: título e cargo atual, resumo do perfil, descrição de experiências anteriores, formação acadêmica e cursos e informações de contato.

2) Escolha uma foto apropriada para seu perfil

Perfis com foto tem 14 vezes mais visibilidade do que os que não tem. Mas a escolha deve ser feita com cuidado. Procure por uma imagem de boa qualidade, recente e preferencialmente com fundo claro. É bom lembrar que numa rede que liga profissionais, sua foto deve ser coerente com o que você faz. Talvez aquelas que você posta no Facebook ou Instagram não sejam as mais adequadas por ali. Evite boné, óculos escuros, decotes e etc.

4) Customize a URL do seu perfil

Você pode customizar o endereço eletrônico do seu perfil para que ele seja encontrado com mais facilidade. Por exemplo: linkedin.com.br/in/seunome. Para fazer isso, basta ir em configurações e privacidade -> selecionar a aba privacidade -> e depois em editar seu perfil público. No canto direito haverá uma caixa para alterar a URL do seu perfil público.

5) Faça conexões

A ideia não é fazer “amigos”, mas conexões profissionais. Conecte-se a pessoas que poderão fazer contribuições à sua rede e que estejam alinhadas com seus objetivos. Ao se conectar, envie convites personalizados para construir uma relação mais próxima. Evite mensagens padronizadas, afinal, o networking começa aqui.

6) Procure vagas de emprego

É possível procurar vagas no menu “Vagas”, localizado na parte superior da página. Pesquise por palavras-chave, empresas, localidades, nível de experiência, entre outros. Outra maneira é visitar a página das empresas e procurar oportunidades por lá. Seguir a empresa para receber atualizações ou entrar em grupos que compartilhem esse tipo de informação também são boas opções.

7) Competências e recomendações são grandes detalhes

Qualquer usuário pode adicionar competências em seu perfil. Suas conexões podem confirmar (e até mesmo sugerir novas) habilidades. Além disso, os usuários podem escrever recomendações de pessoas com quem trabalham ou já trabalharam. Essas avaliações ficarão disponíveis no perfil da pessoa recomendada. Manter a troca de recomendações e competências é importante para consolidar as identidades profissionais dos usuários.

10) Consuma e compartilhe conteúdo

Além de seguir empresas, universidades e líderes influentes, os usuários também podem publicar suas próprias atualizações. O objetivo é contar sua história profissional e não só publicar currículo. Compartilhe conhecimentos, conquistas, eventos que frequentou, cursos e especializações, reconhecimentos, prêmios e assim por diante.

14) Premium para quem? Saiba se é hora de um update

Com uma conta premium, dá para enviar InMails para qualquer pessoa, utilizar mecanismos de busca mais avançados, fazer com que seu perfil apareça no topo das buscas de recrutadores, ver todas as pessoas que visitaram seu perfil e como elas o encontraram, entre outros diferenciais que permitem ao usuário usar ao máximo ferramentas que o site disponibiliza para achar com mais precisão as pessoas e oportunidades certas e tornar o seu perfil ainda mais visível.

Gostou? Coloque em prática o que aprendeu e use o LinkedIn a seu favor!

Precisa melhorar ainda mais o seu networking? Confira outras dicas infalíveis clicando aqui!

Fonte

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!