.

Técnicas infalíveis de negociação

A negociação está presente em todos os aspectos da nossa vida, e não poderia ser diferente no universo corporativo. Pensando nisso, vamos apresentar a você técnicas infalíveis para usar durante uma negociação. Confira:

Planejamento

Em primeiro lugar, antes de iniciar uma negociação, você deve ter em mente a resposta para algumas perguntas básicas:

Quais os seus objetivos? Quais são seus conhecimentos sobre o tema abordado? Você está disposto a fazer concessões?

Essa prática é essencial para definir qual o seu limite em uma negociação. E com essas respostas em mente, você está apto para começá-la.

Não tenha pressa na negociação

Como diria Benjamin Franklin: “Aquele que tiver paciência terá o que deseja. ”

Ao fechar uma negociação rapidamente você pode deixar para trás informações valiosas e pode ficar com a sensação de que não fez um grande negócio. Tenha calma, analise um passo por vez, pondere antes de tomar sua decisão final.

Saiba ouvir

Parece básico, mas muitos não prestam atenção neste ponto. Saber ouvir é fundamental para fazer uma negociação dar certo. Use a seguinte tática: faça perguntas abertas para que as respostas levem a uma conversa, e com atenção, extraia o máximo de informações possíveis.

Demonstre confiança

Aqui, outro ponto elementar: a postura pode dizer muito sobre nós. Por isso, cuide de sua linguagem corporal e mantenha sempre uma atitude positiva. Em hipótese alguma, deixe transparecer qualquer insegurança no momento da negociação.

Técnica dos 10%

Uma técnica muito conhecida e que deve ser utilizada, é técnica dos 10%.

Se for vender, peça 10% a mais do que você realmente quer, para chegar próximo da quantia que você deseja. Se quiser comprar, ofereça um valor 10% menor do que você tem disponível em seu orçamento.

Tenha uma ‘carta na manga’ para o final

Quando a negociação estiver caminhando para seu final, ofereça um bônus, algo que já tenha sido planejado por você como um desconto ou plano especial. Mas lembre-se que esta tática é apenas para servir como um plus e não para ser sua última opção.

Gostou do conteúdo? Coloque essas dicas em prática e negocie melhor!

 

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!