.

Estratégias de endomarketing para implementar em sua empresa

Você certamente já conhece o conceito: Endomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. Chamado também  de Marketing Interno, a estratégia visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, resultando em uma equipe motivada.

O primeiro passo é lembrar de que o endomarketing vai trabalhar a parte interna da empresa, focando sempre nos colaboradores e na percepção dos mesmos a respeito do lugar onde trabalham. Para isso, é preciso realizar um trabalho que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da sua equipe.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias de endomarketing que podem mudar a sua forma de conversar e lidar com seus colaboradores, aumentando a satisfação da sua equipe e tornando-os verdadeiros amantes da marca.

1. Melhoria nos processos de comunicação interna

A comunicação interna é a chave para a implementação de ações que podem auxiliar na melhoria do ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental que sua empresa trabalhe a melhoria nos processos de comunicação junto aos colaborares.

Isso é importante para transformar o diálogo dentro da empresa em uma via de mão dupla, onde os funcionários também têm voz e são capazes de expressar opiniões e sugerir melhorias nos processos internos. Esse tipo de atitude faz com que as pessoas que estão dentro da empresa se sintam cada vez mais úteis e fundamentais para o desempenho dos negócios, aumentando a motivação de toda a equipe.

2. Endomarketing em palestras e eventos motivacionais

Pensando no aumento da motivação da equipe e no auxílio do crescimento pessoal de cada um dos colaboradores, a realização de palestras e eventos motivacionais é fundamental para que cada peça importante da empresa seja capaz de estruturar seu caminho profisisonal, traçando objetivos pessoais de crescimento e listando metas que podem ser alcançadas com o auxílio da empresa.

Essas palestras tendem a acrescentar positivamente na formação pessoal e profissional de cada um dos colaboradores, dando a eles uma base maior de conhecimento e preparo para encarar as atividades e demandas do mercado.

Assim como os clientes, os colaboradores também estão apresentando cada vez mais o interesse na educação e capacidade de tomar as próprias decisões. A empresa precisa se posicionar de forma positiva a essa demanda, apresentando-se como uma mão de apoio para esses objetivos.

3. Iniciativas de integração

Trazer os colaboradores para mais perto da empresa é fundamental para garantir que se identifiquem com os negócios e se sintam parte fundamental dos processos. As iniciativas de integração e endomarketing traduzem, justamente, a proximidade de cada funcionários com toda a equipe e com a empresa.

Sejam eventos ou festas de fins de ano, a empresa precisa investir em formas de aumentar a proximidade e amizade entre seus colaboradores.

Algumas empresas vão além de simples comemorações, o investimento em eventos pessoais de seus funcionários também é uma opção.

Outra forma de integração dos colaboradores é a implementação de grupos de estudos que visam aumentar o conhecimento e bem estar dos participantes através da troca de experiências e crescimento intelectual com o aprendizado colaborativo.

Caso seja percebido um interesse em comum entre os funcionários por atividades específicas como, por exemplo, corrida, é interessante trabalhar a formação de grupos de exercícios coletivos, fazendo com que a integração entre pessoas vá além do ambiente de trabalho.

Grupos de ajuda a entidades carentes também são uma boa opção – é interessante tentar trabalhar o lado solidário de cada um dos funcionários, levando-os a ações que façam com que se sintam necessários e importantes não só no ambiente empresarial, como também na vida de outras pessoas que precisam de ajuda.

Precisamos encontrar formas de apresentar os valores da empresa em ações de endomarketing no dia a dia para que seus funcionários realmente vistam a camisa e percebam que são fundamentais não só nos processos internos da empresa, mas na integração com a sociedade, aumentando seu bem estar e satisfação com o trabalho e vendo valor nas atividades do dia a dia.

4. Pesquisa de satisfação com os colaboradores

Assim como com os clientes, os colaboradores também exigem pesquisas de satisfação. Para que a empresa seja bem estruturada e garanta o bem estar da equipe, é preciso que o setor de RH se disponibilize a realizar pesquisas que auxiliam no entendimento das necessidades e demandas de todos os funcionários.

Dessa forma, será possível implementar atividades que melhoram o ambiente de trabalho e transformem de forma positiva a vida dessas pessoas.

Outro ponto interessante durante a pesquisa de satisfação é perguntar aos colaboradores o que eles acreditam que seja uma boa solução para determinadas situações. Levar em consideração suas sugestões e mostrar que elas estão sendo pensadas e colocadas em prática ajuda a aumentar a sensação de cuidado e zelo da empresa pelos interesses de seus colaboradores – eles se sentem mais presentes e fundamentais nos processos internos da empresa.

5. Benefícios para os colaboradores

Além de benefícios como o vale transporte, alimentação e assistência médica, existem outras possibilidades que podem – e devem – ser exploradas. Algumas empresas investem em vale-academias ou parceria com empresas que podem auxiliar no bem estar de seus colaboradores, como cupons de desconto em salões de beleza, barbearias, sessões de massagem e acupuntura, espaço para pets, dia do filho no trabalho, etc.

O horário flexível e a possibilidade de home office também são interessantes em empresas que comportam esse formato. Essas soluções fazem com que o colaborador sinta que a empresa confia em sua competência, saindo daquele modelo onde se prende um funcionário em horários e padrões quadrados e entrando em uma nova visão do mercado, onde a produtividade é fundamental, independente de onde ou como essa pessoa trabalha.

Além disso, algumas empresas trabalham com bonificações. Os colaboradores com melhor desempenho mensal ganham algum tipo de prêmio ou bônus, seja uma porcentagem extra no salário ou alguns artigos como eletrodométicos, viagens com a família, passeios turísticos na cidade, etc.

Esses benefícios são capazes de motivar cada vez mais a equipe que, tendo em vista o reconhecimento do seu trabalho, se dedica cada vez mais à melhora dos resultados mensais da empresa, aumentando a produtividade, reduzindo custos e promovendo um crescimento constante no caixa e na estrutura empresarial.

6. Solicite referências aos colaboradores

Contratar um profissional competente, confiável e que esteja alinhado com as necessidades do cargo demanda tempo e esforço. Então, sempre que abrir uma vaga de trabalho na sua empresa e você for preparar um processo de recrutamento e seleção, comece pedindo referências para os seus colaboradores. Muitas vezes, eles conhecem algum amigo ou vizinho que possui boas qualificações para o cargo. Lembre-se que captar e reter bons profissionais é importante para melhorar a imagem do negócio. Outro fator a ser considerado é que, ao solicitar referências aos colaboradores, eles sentirão uma boa dose de confiança depositada neles.

7. Estabeleça um plano de carreira

Empresas que possuem plano de carreira passam uma imagem de valorização dos profissionais e despertam o interesse de todos em trabalhar nela. Os colaboradores já existentes ficam mais motivados, pois enxergam possibilidades de crescimento e realizações profissionais e pessoais. Não precisa ser algo tão complexo no início. Comece oferecendo as oportunidades de trabalho que surgirem para cargos de maior nível na empresa aos colaboradores mais dedicados e capacitados. Promova uma competição (prova escrita e prática) e decida quem merece o cargo. Com o passar do tempo poderá melhorar a estratégia e profissionalizar ainda mais o negócio.

8. Elogie e agradeça seus colaboradores

A motivação da maioria dos colaboradores não está atrelada somente aos incentivos financeiros que eles recebem. Eles querem também reconhecimento. Portanto, comece a instituir um hábito de elogios e agradecimentos aos colaboradores por seus serviços e resultados atingidos. Logo, todos os gestores departamentais estarão fazendo o mesmo com os seus colaboradores e você terá uma empresa de respeito com funcionários sempre motivados.

9. Treine e capacite seus colaboradores

As pessoas gostam quando a empresa promove treinamentos com o intuito de aumentar a qualificação deles. Essa estratégia não só ajuda a melhorar as práticas internas como também eleva o nível de satisfação dos colaboradores, uma vez que a empresa demonstra a preocupação em desenvolvê-los profissionalmente. Um programa de treinamento pode ser implementado anualmente ou semestralmente para que os colaboradores aumentem o nível de engajamento com o negócio, assumam compromissos com os resultados e formem líderes. Essa estratégia será fundamental para complementar o programa de plano de carreiras que você irá instituir na empresa.

10. Divulgue os bons exemplos

Para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho, você pode demonstrar para toda a empresa os resultados atingidos por um ou mais colaboradores que foram além de suas limitações para atingi-lo. Resultados acima da média, ideias, práticas inovadoras, iniciativas próprias, soluções criativas e outros bons exemplos devem ser mencionados em reuniões, afixados em murais e usados como exemplo de boas práticas para incentivar toda a empresa a repetir esse tipo de comportamento e buscarem a melhoria contínua do negócio. Assim, você verá a satisfação dos funcionários aumentar e estimulará uma competição saudável pelo reconhecimento no trabalho. Mas antes, lembre-se de pedir autorização ao colaborador que será exposto.

11. Endomarketing em vídeos institucionais

Os vídeos representam a forma de mídia que mais chama a atenção no mundo. Uso isso a seu favor. Vá além de apenas escrever cartazes ou placas com a missão, visão e valores da empresa e grave um vídeo.

Faça uma apresentação profissional do seu negócio utilizando as imagens internas, inclusive dos funcionários trabalhando.

Demonstre como a sua empresa é importante para a comunidade, responsabilidades sociais e ambientais que abraçam, tecnologias utilizadas para tornar os processos confiáveis, investimentos, resultados de crescimento almejados e atingidos, valorização dos profissionais e o que mais considerar relevante.

Posicione o vídeo no site da empresa (na aba “Home”, “Institucional” ou “A empresa”) e poste também em plataformas de vídeos como o Youtube, por exemplo. Isso dará maior visão sobre o seu negócio, despertará maior interesse dos profissionais em trabalhar nela e elevará a satisfação dos colaboradores existentes.

12. Promova relações públicas

Uma das armas mais poderosas para uma boa estratégia de endomarketing é praticar relações públicas. Esteja em contato direto com os habitantes da comunidade, imprensa, governo, fornecedores, clientes, sócios e acionistas para ouvir reclamações e sugestões de como a empresa pode contribuir para o desenvolvimento da economia local.

Escolha e determine os canais de comunicação para realizar essa tarefa e registre as informações recebidas e passadas durante o contato. Essa prática irá melhorar consideravelmente a imagem da empresa perante os funcionários e a sociedade.

13. Ofereça cursos e palestras para a comunidade

Se a sua empresa é especialista no segmento de atuação, por que então não educar as pessoas na comunidade ao redor para se profissionalizarem também? Além de abrir portas para muita gente conseguir um emprego melhor ou criarem uma fonte de renda, a empresa também poderá qualificar um profissional que será seu funcionário no futuro.

Com essa estratégia, existe uma grande possibilidade da comunidade se tornar defensora natural da sua empresa, uma vez que você promove melhorias para ela.

14. Participe de workshops

Empresas que estão construindo valor através de uma imagem forte no mercado devem participar dos wokshops mais importantes do setor.

Monte o seu stand para demonstrar produtos e serviços, resultados que promovem, como atua na sociedade e aproveite a oportunidade para educar profissionais. Nomeie um especialista na sua empresa para dar uma palestra sobre algum tema relevante para o setor.

15. Organize eventos comerciais

Anualmente, o seu negócio pode organizar um evento para reunir os melhores clientes e colocá-los em contato com os profissionais da empresa. Além de promover aproximação dos clientes, a empresa terá uma grande oportunidade de realizar o endomarketing demonstrando valores e passando a imagem de uma empresa responsável e profissional.

Para melhorar ainda mais, premie os melhores colaboradores do ano, premie também os melhores clientes, promova palestras e cursos rápidos para profissionalizar seus clientes e funcionários e finalize com uma confraternização.

Gostou? Use essas dicas como estratégia de endomarketing para o seu negócio e você verá como tudo isso retornará em forma de resultados mais consistentes na hora de executar o seu plano de marketing voltado para os clientes.

Para aprender mais sobre o assunto leia essas Dicas para otimizar a gestão de pessoas.

Fonte

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!