.

3 dicas para empreender com sustentabilidade

Nos últimos anos, os empreendedores têm mostrado cada vez mais interesse em abrir negócios sem deixar para trás o assunto sustentabilidade. É uma tendência.

A preocupação com o uso consciente dos recursos naturais, novas alternativas e ações em relação ao planeta e as implicações para o bem estar coletivo estão em evidência como nunca. O tempo distante, em que sofreríamos as desvantagens do uso irracional dos recursos naturais, já é algo concreto e não mais enredo de livros de ficção científica. Agora, a questão está presente em nosso cotidiano, nas escolas, organizações, empresas e nas ruas de nossas cidades.

Pensando nisso, Maria Augusta Pimentel, consultora do Sebrae-SP,  reuniu uma série de dicas e recomendações para quem deseja atuar de maneira sustentável. Confira:

1. Atue de acordo com o ramo

Para a consultora, o empreendedor deve identificar exatamente o que precisa fazer de acordo com o nicho onde atua. Por exemplo, se você empreende com uma oficina mecânica, é importante ir atrás da legislação ambiental para descobrir como descartar corretamente o óleo. “É um negócio que, por natureza, tem impactos ambientais. E o mesmo serve para outros setores. É importante estar atento às especificidades de cada área.”

2. Checar todos os processos e aproveitamento racional de recursos

Não adianta você atuar de maneira sustentável se os seus fornecedores não adotam as mesmas medidas que você. Então cheque todos os processos. “Sempre é importante se manter ciente da procedência dos materiais que você utiliza na empresa, buscando saber se eles não vão trazer impactos negativos para o meio ambiente”, afirma Pimentel. Outra dica da consultora é evitar desperdícios, aproveitando racionalmente os recursos que utiliza no negócio.

3. Sustentabilidade no cuidado com o material humano

“Não adianta nada ser uma empresa verde, com desperdício zero, se você explora seus trabalhadores”, diz Pimentel. Para a especialista, ambiente ruim com condições inadequadas não pode fazer parte da realidade de uma empresa sustentável.

Informações: PEGN

Deseja tornar-se um empreendedor de sucesso, mas ainda não sabe por onde começar ou no que investir? Confira este artigo com 450 ideias de negócios para quem deseja empreender

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!