.

Novembro Azul: Empresário, previna-se contra o câncer de próstata

Um número alarmante de novos casos de câncer de próstata em 2018 chama atenção. Segundo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), serão 68.220 homens diagnosticados com a doença até o fim deste ano. Mas, os números podem ser reduzidos com a prevenção. E é esse o foco da campanha Novembro Azul.

Diante da importância da campanha, todos os empreendedores brasileiros são convidados a apoiarem a ação, realizando os exames e disseminando a prevenção entre seus amigos, familiares e também colaboradores. “É fundamental que os homens sintam-se orientados também no local de trabalho a fazer os exames periodicamente para prevenir a doença e aumentar sua qualidade de vida”, diz o presidente da SESCAP-PR Alceu Dal Bosco. “Sugerimos que essa prevenção seja orientada por meio de canais de comunicação interna, e-mails, WhatsApp e conversas com suas equipes” conclui.

Sobre a doença

Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, pois tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil, inclusive em uma faixa etária mais baixa, pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames) e pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país.

Fatores

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Alguns tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Prevenção

Estudos comprovam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Porém, outros hábitos saudáveis também são recomendados, a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento

Para doença localizada, pode ser realizada cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico. (Com informações do INCA).

Agende já a sua consulta!

Texto publicado originalmente em SESCAP-PR

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!