.

3 dicas básicas de finanças para empreendedores

finanças para empreendedores

Resolveu tirar aquele seu plano do papel e vai começar um negócio novo? Neste artigo vamos apresentar 3 dicas básicas e essenciais de finanças para empreendedores iniciantes. Confira:

Dedique tempo para o planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro detalhado antes de iniciar as atividades da empresa, pode ser o fator determinante para o sucesso de seu negócio.

A pesquisa “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida” feita pelo Sebrae-SP, indicou que mais da metade dos empreendedores entrevistados não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades de sua empresa, levando ao fracasso do negócio.

Leia também: O passo a passo na hora de abrir sua empresa, conforme a lei determina

Para realizar o planejamento financeiro de seu novo negócio, comece realizando o orçamento anual. Seja realista e sempre dê preferência para um cenário com mais dificuldades.

Separe as finanças pessoais

Você já realizou o planejamento e agora está na hora de colocar a mão na massa? Tenha ciência de uma coisa: É muito importante que o caixa da empresa pague todas as despesas do negócio, antes de pagar as contas do empresário.

Misturar as finanças pessoais com as contas da empresa pode ser extremamente prejudicial a longo prazo, principalmente se você tiver um sócio.

Invista em cursos e treinamentos financeiros

Além do planejamento, investir em capacitação é fundamental para quem deseja empreender. Quando o assunto são as finanças da empresa, não é diferente.

Existem centenas de opções de cursos, treinamentos, palestras e materiais de apoio que tratam de assuntos financeiros. Você não precisa ser um expert no assunto, mas ter uma base certamente fará toda a diferença.

Neste link do portal SEBRAE, você vai encontrar notícias, cursos presenciais e a distância, além de orientações para ajudar na gestão das finanças de sua empresa. Vale a pena conferir.

Além disso, alguns livros como Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores, de Steven Rogers e Contabilidade e Finanças para Não Especialistas, de Hong Yuh Ching, Fernando Marques e Lucilene Prado trazem informações importantes sobre o assunto.

Leia também: Tributação para empreendedores iniciantes: dicas importantes

Bônus: Termos comuns do mercado financeiro

Trazendo um gancho da dica anterior, é importante que o empreendedor esteva familiarizado com termos comuns do mercado financeiro.

Pode parecer óbvio, mas palavras como:  faturamento, lucro, investimento, capital de giro, receitas e despesas deverão fazer parte de seu vocabulário a partir de agora. Esteja familiarizado com cada uma delas e com seus significados.

E aí, gostou das nossas dicas? Aumente seu conhecimento sobre finanças com o artigo Nove segredos da boa gestão financeira

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!