.

4 hábitos de pessoas que sempre aprendem novas habilidades

novas habilidades

Trabalhando com o aprendizado online, descobri que todo final de ano há uma explosão no número de inscrições de funcionários em busca de aprender novas habilidades. Talvez seja por causa das resoluções de ano novo ou uma reação ao ver seus amigos e colegas, todo início de ano, fazer grandes mudanças na carreira.

Infelizmente, com demasiada frequência, esse compromisso inicial com o aprendizado desaparece. Estudos descobriram que 40% a 80% dos alunos abandonam as aulas online.

Quem desiste sai perdendo. Em uma pesquisa com mais de 50 mil alunos que completaram MOOCs (sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo) no Coursera, 72% relataram benefícios de carreira, como fazer seu trabalho atual de forma mais eficaz, encontrar um novo emprego ou receber um aumento.

Tendo trabalhado em RH em um grande banco e em consultoria de RH estratégica, vi os efeitos do aprendizado e do desenvolvimento na mobilidade de carreira — e o que leva as pessoas a deixá-lo de lado. Com o tempo, trabalhando com usuários e com especialistas em aprendizado, descobri que quatro hábitos cruciais podem fazer uma tremenda diferença.

Foque as habilidades emergentes. Com tantas opções de aprendizado disponíveis atualmente, muitas vezes, as pessoas se deixam levar pela tentação de ir ao Google, digitar alguns termos gerais de pesquisa e começar um dos primeiros cursos que aparecem. Isso é uma perda de tempo.

Os requisitos de trabalho estão evoluindo rapidamente. Para garantir que seja relevante, você precisa se concentrar em aprender as mais recentes habilidades emergentes. Você pode fazer isso de duas maneiras.

Primeiro, acompanhe quais habilidades os líderes do seu setor estão procurando. Veja os recentes anúncios de emprego das principais empresas e veja quais qualificações aparecem repetidamente. Em segundo lugar, procure as pessoas em sua rede de contato ou no LinkedIn que tenha o emprego que você deseja. Se você quiser saber quais habilidades e tecnologias de vendas estão se destacando, converse com alguns vendedores de alto nível. Pergunte a eles o que precisam aprender para ter sucesso em seu trabalho e quais habilidades eles acham que alguém precisa adquirir para se tornar um candidato viável.

Talvez você não se sinta à vontade para pedir ajuda. Mas descobri que, na maioria das vezes, as pessoas ficam felizes em compartilhar essas informações. Elas querem, cada vez mais, que candidatos capazes e antenados com as tendências preencham as vagas.

À medida que você percebe quais habilidades deve aprender, pergunte a esses especialistas se eles podem recomendar cursos online específicos com valor prático. Também olhe com cuidado as descrições dos cursos para encontrar conteúdo que será útil no trabalho, em vez de fornecer, principalmente, insights acadêmicos. Por exemplo, você pode procurar instrutores que sejam especialistas em seu setor ou conteúdo criado em conjunto com empresas que você admira.

Fique sincronizado. Hoje me dia, o micro-aprendizado — o uso de ferramentas de aprendizado online onde e quando for conveniente — ocupa um espaço muito maior da área de treinamento e desenvolvimento. Isso tem seus benefícios, incluindo liberdade, conveniência e conteúdo fácil de digerir.

Mas também há uma desvantagem. Essas experiências assíncronas geralmente são solitárias. E sem pelo menos alguma interação em tempo real, seja pessoalmente ou online, muitos alunos perdem a motivação. Pesquisadores descobriram que “o senso de isolamento” de alguns aprendizes online “pode fazer a diferença entre um ambiente de aprendizado online bem-sucedido e um malsucedido”. Eles se beneficiariam de mais experiências síncronas. Outros também identificaram interação e colaboração como fatores críticos na aprendizagem frutífera.

Em meu trabalho, percebi consistentemente que, quando os alunos online inscrevem-se em um curso ao vivo, no qual interagem com um professor e entre si em um horário determinado pelo menos uma vez por semana, permanecem por mais tempo e aprendem mais. Muitas vezes, esses tipos de programas oferecem material de estudo individual. Mas a camaradagem pode servir como um grande motivador, assim como o desejo de não ficar atrás do grupo.

Quando não há um curso ao vivo disponível, incentivo os alunos a encontrar uma “corte síncrona” — um amigo ou conhecido com objetivos de aprendizado semelhantes. Faça um pacto para estudar juntos online semanalmente. Vocês podem aprender muito ouvindo as dúvidas um do outro e explicando as coisas um ao outro à medida em que vocês avançam, já que o ato de ensinar pode melhorar a a compreensão, a memória e a aplicação do conteúdo.

Aplique o aprendizado imediatamente. Pesquisas mostram que executar as tarefas que você aprendeu é crucial, porque “a prática aprimora a memória, servindo como uma estratégia de codificação elaborada”.

Isso é parte do problema que muitos engenheiros enfrentam ao procurar empregos quando saem da faculdade: ficaram presos no “território da teoria”, com pouca experiência prática para usar o que aprenderam. O mesmo problema acontece com o aprendizado online. Por exemplo, posso passar semanas assistindo a vídeos sobre como configurar um sistema de computação distribuído. Mas se eu não for ao Amazon Web Services e implantá-lo — rapidamente — vou esquecer muito do que aprendi.

Então, em qualquer área de estudo, encontre oportunidades de usar suas novas habilidades. (Além de aumentar a “aderência”, isso também lhe dá a chance de descobrir desafios imprevistos.) Dependendo da habilidade, você pode participar de um projeto colaborativo no trabalho, por exemplo, ou criar seu próprio projeto em pequena escala na sua casa. Ou você pode encontrar uma simulação online semelhante à experiência real.

Defina um benchmark fundamental. Assim como os corredores de uma maratona, os alunos onlineprecisam ter um objetivo claro para se manterem focados. Um retorno sobre o investimento (em termos de tempo e dinheiro gastos) é difícil de avaliar no curto prazo. Mas aqueles que perseveram geralmente estão de olho em um prêmio maior — um novo emprego, uma promoção ou a chance de liderar um projeto. Encorajo as pessoas a determinar um objetivo de carreira específico e mantê-lo em mente enquanto aprendem.

Claro, esse benchmark vai mudar conforme você se desenvolve. A aprendizagem é um processo de longa duração. Depois de atingir um grande objetivo, concentre-se no próximo. É assim que você faz do aprendizado parte de sua rotina normal. Quanto mais você fizer isso, menor a probabilidade de você parar.
________________________________________
Artigo publicado originalmente em Harvard Business Review
Mike Kehoe 
é co-fundador do BitTiger. Ele foi consultor da Deloitte e analista de RH do Citibank.

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!