.

7 dicas para um home office livre de distração

Na última década, o número de pessoas que trabalham em casa como home office, aumentou em 115%, sendo um número bastante significativo. Se você é uma delas, você faz parte de uma tendência de crescimento rápido que parece estar apenas acelerando, especialmente quando os trabalhadores mais jovens entram no mercado de trabalho.

Mas, embora o escritório em casa tenha benefícios – mais fáceis de definir o ambiente, menos reuniões com desperdício de tempo, menos probabilidade de se distrair – ele também tem sua própria parcela de possíveis distrações. Você quer aumentar sua produtividade e evitar qualquer coisa que possa atrasá-lo. Como fazer isso?

1. Use somente o escritório para trabalhar

Quando você vai ao seu escritório, você deve estar entrando em um ambiente completamente diferente – aquele que você associa ao trabalho.

Prepare um computador diferente do que você usa para coisas não relacionadas ao trabalho. Se possível, tenha uma sala completamente separada e configurada como seu escritório, use-a apenas para o trabalho.

De acordo com o Extra Space Storage, ter um home office livre de distrações significa mantê-lo organizado também. “Se o seu escritório em casa estiver confuso, reserve um tempo para organizar sua mesa e se organizar. Trabalhar em uma mesa limpa ajudará a limpar sua mente e manter você focado na tarefa.”

Crie um ambiente centrado no trabalho para que, toda vez que você se sentar em frente ao computador, já esteja pensando em trabalhar, não em verificar suas redes sociais, por exemplo. Certifique-se de que seu espaço esteja configurado de uma maneira que faça você pensar em trabalhar.

2. Defina um horário

Assim como você precisa de um espaço físico dedicado ao trabalho, precisa de um espaço de tempo dedicado também. Trabalhar em casa significa que você nunca deixa o escritório para trás e, se não for cuidadoso, as linhas entre o horário de trabalho e o tempo pessoal ou familiar podem ficar borradas.

Se você deseja obter produtividade máxima, certifique-se de criar espaço para o trabalho e cumprir um cronograma definido.

Especialmente se você tiver filhos, o tempo mais livre de distrações provavelmente será de manhã cedo ou tarde da noite. Seja você uma coruja da noite ou um madrugador, ter um tempo mais produtivo e mais silencioso para si mesmo pode ser a diferença entre um dia produtivo e um não produtivo.

3. Crie regras básicas

Quando você está trabalhando em casa e tem filhos, a distração costuma ser dobrada. Se as crianças estiverem por perto, crie regras básicas para que elas saibam que você está trabalhando e não interrompam.

Alguns pais colocarão uma placa quando não quiserem ser incomodados, outros vão fechar a porta. Seja qual for a escolha que você tomar, certifique-se de que as crianças saibam: quando você está trabalhando em seu escritório e que só devem incomodar com emergências.

Marque um horário para sair do escritório e interagir com eles. É menos provável que incomodem você, caso saibam que você está saindo.

Você também deve estabelecer limites firmes com amigos e vizinhos que usam a linha, “já que você está em casa, você poderia…” NÃO, você não pode.

4. Invista em seu escritório

Nada é mais perturbador do que ter que lidar com problemas de tecnologia ou coisas que você não tem em mãos. Parar o seu trabalho para ir a uma gráfica, comprar papel ou lidar com um computador ruim é frustrante e prejudicial à produtividade.

Certifique-se de ter investido na configuração do seu home office da mesma maneira como você configurou seu escritório em um local de trabalho. Tenha tudo o que você precisa, esteja atualizado e em funcionamento – porque não ter o equipamento certo disponível ou lidar com problemas de tecnologia antiga é uma grande distração.

5. Permaneça na tarefa e desligue o e-mail

Todos nós fazemos isso, trabalhamos por cinco minutos, vemos um e-mail entrar, acabamos abrindo e lendo, talvez a gente demore para responder e mais ainda para voltar às tarefas. E essa não é a maneira de ser produtivo.

Quando estiver trabalhando, verifique se suas notificações estão desativadas. Não deixe o e-mail e as redes sociais ativas no seu computador. Defina também os horários durante o dia em que você lê e responde os e-mails.

Pode parecer que você está sendo menos produtivo, mas agrupar suas comunicações, ajuda você a economizar tempo e a investir no que está trabalhando no momento. O processamento em lote também é uma ferramenta bem conhecida de crescimento para empresas. Depois de perder o raciocínio, voltar para a tarefa, leva mais tempo do que você imagina.

6. Socialize

Certifique-se de que você está saindo e conversando com as pessoas, não apenas estacionado em uma cadeira o dia todo. Seja qual for a forma que você escolher , entre reuniões com clientes, almoçar com um amigo, passar algum tempo com seu parceiro e/ou filho, ficar em contato com a família, socializar o manterá ligado.

7. Faça pausas

Trabalhar diretamente não é, na verdade, a melhor opção, como mostrou uma pesquisa produzida nos últimos anos. Segundo esse estudo realizado pela DeskTime, o intervalo mais produtivo foi de 52 minutos de trabalho interrompidos por 17 minutos de intervalo.

Isso não significa que você precisa sair cronometrando. Mas você deve separar um tempo de intervalo do trabalho – assim, é menos provável que você se distraia e seja mais produtivo com seu tempo.

Dicas para empreendedores que estão começando

O home office pode ser ótimo para empreendedores, mas você precisa ter certeza de que está pronto para o sucesso. Use estas dicas para impulsionar a produtividade ainda maior e sobrecarregar o seu escritório em casa.

O que é a internet das coisas?

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!