.

8 dicas de como cuidar de si mesmo como empreendedor

Empreendedores são muitas vezes terríveis para cuidar de si mesmos. Eles se orgulham de trabalhar longas horas e mal saem de suas mesas. Se você já se viu debruçado sobre o computador nas primeiras horas da manhã, e de repente percebeu que a única coisa que você comeu naquele dia foi de uma máquina de venda automática, então você sabe exatamente o que quero dizer. Confira 7 dicas para casais empreendedores clicando aqui

Acontece que muitos de nós quando estamos muito concentrados em fazer o trabalho, deixamos que o autocuidado deslize pela janela. Mas os empresários e líderes empresariais que construíram carreiras de sucesso e de longo prazo aprenderam essa lição (muitas vezes da maneira mais difícil). Eles sabem em primeira mão que, mesmo durante os períodos mais movimentados, você tem que arranjar espaço para cuidar de si mesmo.

É hora de começar a administrar sua saúde e bem-estar de dentro para fora, começando com uma grande dose de autocuidado. Lançar um melhor, mais feliz e saudável você, começando com estas oito estratégias para cuidar de si mesmo enquanto você cuida dos negócios.

Dica 1: Crie um tempo para você em sua rotina diária

Seja meditando, fazendo anotações ou até mesmo jogando videogames, os empreendedores bem-sucedidos aprendem a preparar um “tempo útil” valioso para a programação diária. Isso significa encontrar momentos em que você possa acalmar sua mente e se conectar com você mesmo.

É sobre ter tempo para ser autoconsciente, para reunir seus pensamentos, refletir sobre o dia e fazer um balanço de onde você está e para onde está indo. O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, tem um ritual de fazer uma “semana de pensar” para gastar na floresta com nada além de livros e silêncio. 

Embora nem todos consigamos tirar uma semana inteira de folga, a construção em sessões mais curtas de tempo de inatividade também pode funcionar. Pode ser tão simples quanto desacelerar e aproveitar um pouco de tempo extra de manhã com uma xícara de café, em vez de colocar roboticamente suas roupas e sair correndo pela porta. Ou, em vez de almoçar enquanto responde a e-mails, você pode optar por se afastar do computador e realmente aproveitar sua refeição e a tranquilidade do momento.

Dica 2: Exercite-se diariamente

Para bilionários como Richard Branson e Mark Cuban, fazer um bom exercício diariamente é imprescindível. De acordo com Branson, fundador do Virgin Group, manter-se ativo faz parte do que o tornou bem-sucedido.

Em seu blog, Branson observa que ele começa todos os dias com exercícios, seja tênis, bicicleta ou kitesurf. “Eu duvido seriamente que teria sido tão bem-sucedido em minha carreira (e feliz em minha vida pessoal), se eu nem sempre tivesse dado importância à minha saúde e aptidão física”, ele escreve. 

Ele afirma que trabalhar fora o ajudou a orientar seus empreendimentos para um sucesso incrível, permitindo que ele dobrasse sua produtividade diária.

Dicas 3: Aprenda a dizer não

Estamos vivendo em uma cultura onde sentimos que precisamos preencher cada minuto de cada dia. Nós nos excedemos e depois nos perguntamos porque estamos sobrecarregados e incapazes de terminar todas as nossas tarefas. Se isso é um problema que você enfrenta, aqui vai uma lição simples: você não precisa fazer tudo.

Aprenda a dizer não. Esse conselho simples é talvez a coisa mais importante a ser lembrada se você é o tipo de pessoa que quer agradar à todos, tentando conciliar uma agenda agitada. Pode parecer impossível retroceder, mas você pode dizer não – e quando o fizer será profundamente libertador.

Ao dizer não, você se dá tempo para se engajar em outras coisas e atingir todo o seu potencial. Pode parecer difícil dizer não a princípio, mas com o tempo você estará recusando planos indesejáveis, tarefas sem importância ou reuniões contraproducentes com facilidade.

Se você precisa de inspiração ou não acredita que empreendedores de sucesso realmente dizem não, considere estas palavras de sabedoria do autor e executivo Seth Godin: “O curto prazo sempre parece urgente, e um momento em que o compromisso é apropriado. Mas, a longo prazo, é o bom não que nos lembramos ”.

Dicas 4: Encontre maneiras de relaxar todos os dias

No mundo dos negócios, cada vez mais competitivo, muitos aspirantes a empreendedores concentram-se em maneiras de aproveitar cada dia mais. Mas as pessoas mais ocupadas do mundo descobriram que a melhor maneira de aumentar a produtividade é ter tempo para relaxar a cada dia.

Ao saber quando se desconectar do trabalho, você se dá tempo para descomprimir, reconectar-se com os entes queridos e verificar seus próprios pensamentos e sentimentos. Você se sentirá rejuvenescido e mais capaz de lidar com as pressões diárias. Bill Gates faz isso lendo por uma hora quase todas as noites antes de dormir. Outros CEOs fazem questão de se desconectar da tecnologia nos fins de semana ou à noite.

Dicas 5: Nutra seu corpo

John Mackey, CEO da Whole Foods Market, fez fortuna vendendo alimentos saudáveis ​​para os consumidores, mas também fala e vive o estilo de vida. Mackey, um vegano que viaja com sua própria panela de arroz, diz que a alimentação saudável pode ser difícil para muitos porque é uma questão de mudar padrões antigos e estabelecer novos padrões. Mas a recompensa final é sentir-se mais saudável por dentro e por fora.

É por isso que é importante para líderes empresariais nutrirem seus corpos por meio de uma alimentação saudável. Comer refeições e lanches equilibrados ajudará você a manter sua energia, melhorar seu humor, manter o foco e ser mais produtivo.

Dicas 6: Pratique um hobby

Todo mundo precisa de uma pausa do trabalho. Mesmo os empresários de sucesso precisam encontrar maneiras de desabafar e fazer algo que gostem (além do trabalho). Para alguns pode ser cozinhar, outros jogar videogame, ou até mesmo tocar um instrumento musical.

Fazer algo divertido dá a sua mente uma pausa muito necessária, então você estará mais criativo e energizado quando for hora de se concentrar no trabalho.

Dica 7: Faça do sono uma prioridade

Não deve ser surpresa que a fadiga extrema possa comprometer seu desempenho, mas você sabia que a privação do sono pode causar deficiências que são similares a estar bêbado? 

O sono é vital para o nosso bem-estar. É quando nosso corpo se cura e se conserta, e é fundamental para apoiar a função cerebral saudável. Oito horas é o número mágico do fundador da Amazon, Jeff Bezos. Ele sabe que precisa de uma boa noite de sono para se sentir energizado e animado, para se manter mentalmente afiado e fazer escolhas ponderadas.

O que é a internet das coisas?

Estar com o sono em dia é fundamental para todos os aspectos da vida terem continuidade, incluindo as tomadas de decisões, os hábitos alimentares e a capacidade mental.

Dicas 8: Seja no momento

Enquanto empreendedores e CEOs de sucesso descobrem que suas conquistas trazem prestígio, riqueza e influência, o sucesso também pode vir com um lado sombrio. A intensidade de seus trabalhos pode deixar muitos sentimentos isolados e solitários.

É aí que a atenção ou consciência plena pode fazer uma enorme diferença, conhecida como Mindfulness. Este termo faz alusão a um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente, aprendendo a prestar atenção no momento e focar na conexão com os outros em um nível mais profundo – todos os quais são importantes e essenciais para o seu bem-estar e felicidade.

O que é uma startup?

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!