.

7 Dicas para empreendedores iniciantes

Veja 7 dicas para te ajudar a abrir seu novo negócio

Segundo uma pesquisa feita pela Sebrae, 4 a cada 5 brasileiros tem vontade abrir o seu próprio negócio, mas muitos não tem conhecimento sobre o assunto ou não sabem por onde começar. E para quem procura se tornar um empreendedor, vamos dar 7 dicas para você abrir o seu negócio.

1 – Tenha certeza que deseja atuar nessa área

Pensar em gerar seu próprio dinheiro, ser seu próprio chefe é ótimo, não é mesmo?! Mas esse é apenas o lado positivo de ser um empreendedor, para ser tornar uma pessoa de negócios você tem que ter certeza que deseja atuar nessa área, pois ela exige muitos esforços e sacrifícios. Um deles é investir muito dinheiro com a possibilidade que ele não volte para você, gastos com locação, empregados, sistemas, sem falar das contas básicas como água, luz e internet. Antes de tomar sua decisão pense nisso.

2 – Elabore um planejamento financeiro

Como citado no tópico acima, junto com o empreendimento vem muitas contas e taxas de impostos a pagar. Antes de abrir seu negócio faça um planejamento financeiro, prepare-se para trabalhar até 18 horas por dia e 7 vezes por semana.

3 – Invista em liderança

Liderar nem sempre é algo fácil, porque não existe liderança inata, mas sim hábitos a serem aprendidos. Situações e pessoas diferentes exigem abordagens especificas.

Liderança exige customização continua, por isso invista em seu desenvolvimento.

Leia também: Veja o que rolou na Semana Global do Empreendedor

4 – Estude

Leia livros, faça cursos, assista palestra e seminários. Estudar é essencial para se tornar um empreendedor de sucesso, aliás conhecimento não cai do céu e negocio não anda sozinho.

5 –  Ofereça um diferencial no mercado

O seu empreendimento vai atuar em um segmento popular no mercado?  Isso não é um problema, mas é necessário trazer um diferencial para não ser mais uma empresa oferecendo as mesmas coisas, assim você não irá conseguir a preferência do público consumidor.

6- Assuma riscos

Por mais planejado que seu empreendimento seja, ele sempre será uma atividade em risco, principalmente nos primeiros meses. Por isso entrar para o ramo de empreendedorismo é algo que requer coragem.

7- Aposte em crescer

Deseje crescer continuamente, não desanime com os resultados negativos e sempre persista. Esse é o segredo para sua empresa durar anos no mercado.

Nostalgia: Seis coisas que todo PC tinha nos anos 2000

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!