.

Hábitos: Como criar um novo hábito?

Beber 2 litros de água, fazer exercícios pelo menos 3 vezes na semana, ler mais livros, ter uma alimentação saudável são apenas algumas das metas que maioria (se não de todas) das pessoas fazem no decorrer da vida, principalmente nas famosas promessas de ano novo. O grande problema é como alcançar essas metas, pois muitos desistem no início ou nem mesmo começam, por falta de tempo, disposição ou como diz a minha mãe, por falta de coragem. Mas para que as metas de finais de ano sejam concluídas, são necessários criar novos hábitos.

Mas como criar novos hábitos?

Criar um novo hábito pode ser uma tarefa um tanto difícil, pois isso leva tempo, e seres humanos tendem a ser preguiçosos, principalmente nos dias atuais, onde estamos acostumados com a instantaneidade das coisas, onde existem aplicativos que podem fazer as coisas por nós mesmo. Mas inda não existe um aplicativo que vai levar a água até a sua boca e fazer você bater sua meta do dia, nem um aplicativo que te deixa com o corpo sarado.

Então o que nos resta fazer é criar um hábito. Mas como?

Estabeleça seu (s) objetivo (s)

Seja ele emagrecer ou ganhar peso, economizar dinheiro, ou ler mais livros. Simplesmente estabeleça sua meta final.

O que é uma startup unicórnio?

Faça o teste de 21 dias

Ninguém cria um novo hábito da noite para o dia, criar um novo hábito leva tempo, dedicação e disciplina. Alguns estudos mostram que para criar um novo hábito você precisa exercitar seu objetivo por 21 dias seguidos, sem errar. É comprovado que esse é o tempo que seu corpo e seu cérebro precisam para se acostumar com algo novo.  

Durante o processo dos 21 dias você vai querer desistir, vai se sentir cansado e vai acabar deixando sua meta de lado. Mas não desanime, continuar persistindo é a chave para você criar seu novo hábito.

Comece devagar

Nada de começar a ter o hábito da leitura lendo 100 páginas por dia, até porque quando não se tem esse costume, chega a ser impossível. Comece lendo 5 páginas por dia, e vai aumentando aos poucos diariamente. Quer beber 2 litros de agua por dia, mas não consegue beber nem 500ml? Aumente aos poucos, aumente 100ml por dia.

De pouco em pouco, se chega no topo.

Recompensa

Para ter mais foco no seu novo hábito, estabeleça algumas recompensas. Por exemplo, após ter atingido a meta de páginas do livro que está lendo, se de um prêmio, pode ser um chocolate, um novo episódio da sua serie favorita ou qualquer outra coisa que goste muito.

Com a recompensa vai ficar mais fácil a construir seu hábito, até que um dia ela não será mais necessária, pois já terá um hábito estabelecido.

Computadores são relevantes na era dos smartphones?

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!