.

Veja algumas dicas para gestores contra a crise do Covid-19

A crise chegou em um momento que ninguém esperava, afetando muitas organizações e a economia do país. E para ajudar empreendedores e gestores, vamos dar algumas dicas para ajudar empresas a se manterem num momento tão complicado e delicado como esse. 

Receita de clientes

Analise a sua carteira de clientes e veja quem terá a maior sensibilidade nesta crise. Quantifique qual será o impacto na receita da sua empresa neste próximo trimestre (Abril, Maio e Junho), e em 2020.

Seja Realista

Todas as empresas terão algum impacto em suas receitas. Não acredite que você será o único a sair ileso.

Não contrate se não for realmente necessário 

Congele todas as contratações de funcionários que estavam previstas. Contrate somente se houver conquista de novos clientes. 

Revise despesas

Revise todas as suas despesas imediatamente. Se for possível prorrogar e/ou negociar novos contratos de fornecedores e parceiros, por 3 meses, faça. Cuidado para não abusar. 

Férias já

Coloque o maior número possível de funcionários de férias, desde que isso não provoque impactos na operação. Havendo previsão de ociosidade, conceda férias vencidas, estude e negocie individualmente com funcionários a antecipação de férias a vencer.

Acelere o comercial

Analise seu pipeline comercial, faça planos de incentivo de valores e pagamentos para mostrar seu valor aos clientes. Deixe claro que é por tempo determinado de 3 a 6 meses, no máximo. Hora de mostrar parceria desde o início

Coronavírus: veja quais meios tecnológicos são necessários para fazer um home office

Impostos

O governo está com alguns incentivos fiscais de pagamento. Prorrogações de pagamento de Simples Nacional e FGTS para o próximo trimestre. Ótimo para ajudar no fluxo de caixa.

Não demita

Não demita funcionários por uma desaceleração de 3 meses. Construir boas equipes é desafiador. Teremos a volta do mercado no 3º. trimestre e você precisará desta mesma equipe.

Foco no fluxo de caixa

Tenha seu fluxo de caixa projetado para os próximos 6 meses, considerando um cenário realista frente à nova realidade (Nova realidade será, pelo menos, 10% menor do seu último orçamento revisado). Não se assuste caso tenha uma queda brusca do seu caixa e até fique negativo; só não pode perder a capacidade de recuperação.

Crédito

Se você precisar de dinheiro para fluxo de caixa, use antecipação de recebíveis do seu banco. É a melhor taxa e menos burocrática. Usualmente, é melhor através de boletos bancários. 

Gostou desse artigo? Então não se esquece de se inscrever na nossa newsletter para garantir os próximos post sobre a nova crise do covid-19!

Vai trabalhar home office? veja algumas dicas para manter a produtividade

Fonte: Pipeline Capital

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!