.

3 livros que você precisa ler para se preparar para a nova economia pós quarentena

Após a pandemia passar, todos os empreendedores e empreendedoras voltarão diferente para o mercado, será um novo mundo e uma nova economia. E esses livros, são simplesmente a base do que será daqui para a frente.

Recomendamos a leitura de todos os livros a serem citados, afinal, você vai precisar entender e se aprofundar como o novo modo de consumo vai se transformar e se tornar.

Confira:

Livro 1: Reinventado as organizações

Um novo modelo organizacional está surgindo, prometendo uma revolução no local de trabalho. Frederic Laloux nos mostra que o próximo estágio da consciência humana está em curso e vai mudar a forma como administramos nossos negócios. Com exemplos e histórias de organizações pioneiras, este livro é leitura indispensável para líderes, empreendedores, fundadores, coaches e consultores.

Livro 2: O Novo Poder

Uma perspectiva inovadora sobre as ferramentas e as ações colaborativas que estão mudando a divisão de poder.

Por que certas iniciativas ganham proporções tão grandes enquanto outras não dão em nada?

Em O novo poder: Como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado, Jeremy Heimans e Henry Timms discutem alguns dos maiores casos de sucesso de nosso tempo — o crescimento de megaplataformas como Facebook e Uber, as vitórias inesperadas de Obama e Trump, o surgimento de movimentos como #MeToo — e revelam o que de fato está por trás de todos eles: a ascensão do novo poder, que não é mais protegido e inalcançável como o antigo, mas aberto, colaborativo e movido principalmente por indivíduos comuns. A batalha entre esses dois modelos é o que determina quem nos governa, como trabalhamos e até mesmo como pensamos e nos sentimos.

Leia também: Como vencer barreiras e começar o seu negócio

Livro 3: Lá vem todo mundo

Clay Shirky, um dos mais influentes pensadores da web, abre seu livro contando uma história simples: numa tarde de 2006 uma mulher perdeu um celular no banco de trás de um táxi.

O telefone foi encontrado, a identidade de quem estava de posse do aparelho foi revelada, mas isso não garantiu a sua devolução.

Só depois que uma página na internet contando o caso ganhou a atenção da mídia e o novo “dono” do aparelho foi pressionado por milhares de empenhados adeptos, o caso foi solucionado.

A história exemplifica bem a revolução que as tecnologias de rede social vêm desempenhando.

Pela primeira vez na história, os indivíduos têm nas mãos os meios para se organizar sem a intermediação de empresas, partidos e outras instituições, compartilhando informações, produzindo de maneira colaborativa e até planejando ações coletivas de grande porte.

Mas “Lá vem todo mundo” não chega apenas para celebrar os benefícios dessa transformação, Shirky apresenta os dilemas que emergem quando os grupos deixam de ser controlados por organizações.

Se as novas ferramentas virtuais tornaram possível que, na Bielo-Rússia, por exemplo, eclodisse um protesto político que o governo foi impotente para deter, também viabilizam uma comunicação mais ágil entre redes terroristas.

Estamos diante de um panorama que transformou o comportamento dos homens, e o autor, além de analisar os pontos positivos e negativos desse cenário, mostra como é possível participar ativamente de um dos momentos mais férteis da história humana.

Gostou desse artigo? Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? assine nossa Newsletter e fique por dentro

Service Desk: Agora é a melhor hora de ter um

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!