.

Você sabe qual é o melhor resultado de pesquisas do Google?

google

SURPRESA! É o próprio Google!

Nos primeiros anos do Google, os usuários digitavam uma consulta e recebiam de volta uma página com 10 “links azuis” que levavam a sites diferentes. “Queremos tirar você do Google e chegar ao lugar certo o mais rápido possível”, disse o co-fundador Larry Page em 2004.

Hoje, o Google costuma se considerar esse “lugar certo”, segundo uma investigação do The Markup.

Foram examinadas mais de 15MIL consultas populares recentes, e foi descoberto que o Google dedicou 41% da primeira página do seu resultado de pesquisas a suas próprias propriedades que se chamam de “respostas diretas”, preenchida com informações copiadas de outras fontes, muitas vezes sem seu conhecimento ou consentimento.

Quando foi examinado os 15% principais das páginas, o equivalente a primeira tela do IPhone X, esse número saltou para 63%.

Para uma a cada cinco pesquisas que foram feitas, os links para sites externos não aparecem na primeira página.

Uma pesquisa de tendências em nos dados da The Markup por “infarto do miocárdio” mostra como o Google empilhou seus produtos no topo. Ele retornou:

  • Definição de dicionário do Google.
  • Uma caixa “as pessoas também perguntam” que foi expandida para responder a perguntas relacionadas sem sair da página de resultados da pesquisa.
  • Um “painel de conhecimento”, que é uma entrada resumida da enciclopédia com vários links.
  • E um carrossel de “condições relacionadas”, levando a várias novas pesquisas no Google por outras doenças.

Tudo isso apareceu antes dos resultados de pesquisa do WebMD, Harvard University e Medscape. De fato, um usuário precisaria rolar quase a metade da página – cerca de 42% – antes de alcançar o primeiro resultado “orgânico” nessa pesquisa.

leia também: LGPD: Veja o acontece com a sua empresa cso não siga as regras da nova Lei

A decisão do Google de colocar seus produtos acima dos concorrentes e de apresentar “respostas” na página de pesquisa levou a ações judiciais e multas regulatórias. Vários sites disseram que isso matava suas receitas – e suas empresas. Fundadores de startups e empresas inovadoras que já existem há uma década ou mais disseram ao The Markup que, uma vez que o Google começou a colocar seu produto em primeiro lugar, eles não tinham chance.

Fonte: The Markup

Próximo artigo: Como fazer com que a minha empresa de pequeno porte ser bem sucedida

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e recebe em primeira mão os nossos conteúdos.

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!