.

PIX: O que é e como funciona o novo sistema de pagamentos do Banco Central

pix

Recentemente foi anunciado pelo Bacen (Banco Central) o novo método de pagamento digital, que irá revolucionar a forma de transferências bancárias. O chamado PIX veio para substituir o TED e o DOC no Brasil, que funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana de forma gratuita.

O que é o PIX?

O PIX é um novo método de transferências bancárias que irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. O método apresentado pelo Bacen, tem como objetivo substituir o TED e o DOC, será totalmente gratuito para pessoas físicas e as transferências terão prazo de apenas 10 segundos para serem recebidas.

Leia também: LGPD, veja o que acontece com a sua empresa, caso não siga as regras da nova lei

Não serão necessárias número de conta para realizar as transferências, apenas um número de identificação, como RG, CPF, QR code, número de telefone ou até mesmo um e-mail de quem vai receber o dinheiro. Seguindo as novas normas da LGPD, quanto menos dados, melhor.

Possibilidade de saque em comércio

Uma das maiores novidades do PIX, é a possibilidade de realizar saques em comércio, entretanto, esse serviço só estará disponível no primeiro semestre de 2021, mas as transferências já estarão disponíveis a partir de novembro ainda deste ano.

Como funcionará o saque nos estabelecimentos comerciais?

Funcionará da seguinte forma: a pessoa que irá realizar o saque, deve ir até o estabelecimento, e por meio do QR code pagará o valor X, junto a uma taxa estabelecida, ao estabelecimento. Essa função tem como objetivo aumentar a circulação do dinheiro físico no país.

Mais de 980 mil instituições já entraram em contato com o BACEN para fazer o uso da ferramenta.

E você, está esperando o quê?

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Leia também: 5 primeiros passos para começar a organizar a suas finanças

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!