.

Franquia vs corporativo: saiba a diferença

Franquia

Se as empresas são franquias ou corporações, essa é uma definição que pode ser rastreada até suas origens.

Originalmente, alguém era dono de uma empresa ou empresa-mãe de sucesso, e essa pessoa queria que o negócio crescesse e teve que decidir a melhor maneira de fazê-lo.

A matriz deve expandir abrindo e administrando negócios adicionais? Ou a empresa-mãe deve vender franquias a outros proprietários, que então abrem e administram negócios adicionais?

A maioria de nós não está acostumada a fazer distinção entre os dois. Podemos pensar em um restaurante como uma rede, mas na verdade é uma franquia e vice-versa.

Se é uma rede ou uma franquia depende de como é propriedade.

Existem empresários para cada uma das lojas? Então, essas são franquias, pertencentes a franqueados.

As lojas são administradas por uma empresa? Essa empresa contrata funcionários para as lojas? Então, essas são lojas corporativas ou cadeias.

Qual tipo de negócio é melhor para você? Essa é uma decisão individual, com base em sua personalidade e estilo de gestão.

Administrar uma loja própria ou se tornar um franqueado pode ser um passo importante em sua carreira empresarial. Isso pode ajudá-lo a aprender as manhas de um gerenciamento bem-sucedido e prepará-lo para lançar sua própria entidade.

Você precisará de algumas informações para ajudá-lo a fazer a escolha certa:

  • Quais são as principais diferenças entre os dois (legais, operacionais, propriedade, etc.)?
  • Que tipo de negócio se adapta melhor a você e aos seus objetivos de carreira?

 

Franquia vs Estrutura Corporativa

Uma franquia é um negócio adquirido de um franqueador. O franqueado paga uma taxa para possuir e operar o negócio usando um modelo de negócios.

Existem custos iniciais, como a compra de imóveis e estoque e a taxa de franquia.

A corporação é uma empresa-mãe. Com a estrutura corporativa, é inaugurada uma rede de lojas. A corporação é responsável pelas operações da rede, lidando com todas as decisões de negócios e supervisionando todas as operações.

Existem gerentes e funcionários contratados pela corporação.

Franquia x crescimento corporativo

No começo, alguém tinha um negócio de sucesso. Se esse proprietário quisesse expandir o negócio, havia duas opções principais – abrir mais empresas ou vender a outra pessoa o direito de abrir mais empresas.

Frequentemente, um negócio de sucesso se tornava uma franquia porque seguir esse caminho permitia ao proprietário original manter o capital e levantar dinheiro para expansão.

Cada vez que alguém comprava uma franquia, uma taxa de franquia era paga. Além disso, o franqueado também costumava pagar royalties sobre a receita.

A obtenção dessa receita permitiu ao franqueador fazer a empresa crescer rapidamente. O franqueador selecionou cuidadosamente os candidatos, permitindo o uso do nome da empresa e do modelo operacional para candidatos dignos.

O crescimento corporativo normalmente acontecia em um ritmo mais lento. A empresa-mãe teve que alavancar fundos para cobrir a abertura e o pessoal do novo negócio.

Como empresa controladora, a corporação era responsável por todos os lucros e perdas, todas as decisões de negócios e controle de qualidade.

Franquia vs Corporação, quais são os principais componentes de cada uma?

Relacionadas à diferença de propriedade estão as diferenças em como os negócios operam. Se for uma franquia, o proprietário da franquia dirige o negócio.

O proprietário da franquia é responsável pela equipe, pelas operações diárias e pelo controle de qualidade.

Se for uma loja da empresa, isso significa que é propriedade da empresa.

Um gerente ou gerentes e funcionários são contratados para cuidar da loja. A corporação é responsável pelas operações, lucros e perdas, decisões de negócios e controle de qualidade.

Vamos resumir:

O que é uma cadeia de negócios?

Uma cadeia de negócios é uma loja de propriedade corporativa. Nesse caso, as empresas-mãe são responsáveis ​​pelas operações.

Como uma rede de negócios difere de uma franquia?

Uma franquia não é propriedade corporativa. É um negócio que é vendido pelos franqueadores aos franqueados. Os franqueados são os proprietários dos negócios.

O que é uma loja corporativa?

Uma loja corporativa é uma rede de negócios de propriedade da empresa. A empresa original possui e opera a loja corporativa, controlando e supervisionando o trabalho do dia-a-dia.

Como a loja é própria, a corporação cuida dos contratos de fornecedores e da contratação de funcionários.

Quais são os tipos de ações judiciais que envolvem franquias?

Um franqueador pode processar o franqueado devido a “Quebra de contrato”. Isso significa que o franqueado ignorou ou violou um termo ou termos do contrato com o franqueador.

Mais comumente, o franqueado renegou a obrigação de pagar taxas de royalties ou falsificou o resultado final para mostrar menos lucro, para reduzir as taxas de royalties.

Se o franqueador sentir que uma dessas duas coisas ocorreu, ele pode tentar impedir o franqueado de operar o negócio. Se o franqueador for bem-sucedido no tribunal, mas o franqueado continuar a operar, o franqueador também pode entrar com um processo de “infração de marca” do franqueado por continuar a usar o nome da empresa.

O franqueado também pode processar o franqueador. A maioria dessas ações também está relacionada a contratos.

Por exemplo, o franqueado pode alegar que o franqueador deturpou o valor que poderia ser ganho com a operação.

O franqueado pode afirmar que o franqueador deturpou os custos iniciais, incluindo o custo para comprar estoque.

Também houve casos em que o franqueado processou o franqueador, alegando que a franquia foi forçada a comprar bens / suprimentos a custos inflacionados.

Caramba! Além de questões contratuais, pode haver questões relacionadas a operações gerais. Alguém escorregou e caiu na calçada da frente ou um dos funcionários fez uma observação inadequada a um cliente? Um cliente encontrou algum objeto não alimentar em sua comida ou um cliente teve intoxicação alimentar?

Se um cliente processa uma empresa, quem paga por isso? No caso da loja própria, caberá à equipe jurídica da empresa. No caso de franquia, a questão pode voltar aos termos do contrato.

Ter um advogado qualificado para revisar os termos de um contrato de franquia, bem como um documento de divulgação de franquia, é a parte mais importante de sua pesquisa para comprar uma franquia.

O que é certo para você, corporativo x franquia?

Você é alguém que gosta de fazer mudanças, experimentar coisas novas para ver se são lucrativas, romper com as normas e pensar fora da caixa? Bem, provavelmente nenhum dos modelos de negócios, loja corporativa ou franquia, é o mais adequado para você.

Ao pesar os prós e os contras, corporação x franquia, aqui estão os pontos-chave a serem considerados, prós e contras:

Profissionais de franquia

No setor de franquia, você está adquirindo um modelo de negócios comprovado.

A franquia virá com um plano de negócios comprovado. Você será responsável por supervisionar o estoque e as compras (embora com fornecedores fixos), e também pela contratação e demissão.

Com sua taxa de franquia e investimento inicial, você obtém o uso de um nome comercial conhecido, juntamente com o direito de usá-lo. Depois de pagar taxas de royalties, o lucro que você ganha é seu.

 

Franquia Contras

Ser responsável pela contratação e demissão pode ser uma verdadeira trapaça, especialmente em certos tipos de franquias, como restaurantes. Se estiver operando uma franquia em que a rotatividade de funcionários é alta, ou sazonal, você descobrirá que manter o negócio com equipe completa ocupa muito do seu tempo.

Um dos maiores contras no mundo da franquia é aquela maçã podre. Se um dos franqueados toma decisões de negócios ruins, contrata funcionários ruins ou fornece um produto abaixo do padrão, isso reflete mal em todos os negócios próprios da franquia. Em outras palavras, uma crítica contundente de um empresário afeta todos os franqueados.

 Leia também: A pandemia está 96% do empreendedores em 2020.

Profissionais Corporativos

As lojas próprias vêm com regras específicas, mas isso pode ser um profissional.

Contratação e demissão? Fora de suas mãos. Lucros e perdas? Contratos para fornecedores? No modelo de lojas próprias, isso é feito no nível corporativo. Se você está considerando certos setores, como alimentos, medicamentos, calçados e roupas femininas, saiba que esses tipos de empresas são mais comuns de propriedade de empresas.

Contras Corporativas

As lojas de propriedade corporativa, assim como as franquias, incluem direitos como a possibilidade de usar um nome comercial e um modelo de negócios. Mas os proprietários de empresas nas duas empresas têm direitos diferentes.

Leia também: Minha empresa está nas redes sociais, o que devo postar?

Por exemplo, na franquia, os proprietários têm direitos como contratar e demitir funcionários, se envolver em contratos com fornecedores e gerenciar as operações diárias. Comparando a franquia com a propriedade corporativa, a liberdade de gerenciamento aumenta. Em uma loja da empresa, a empresa original controla e supervisiona todas as operações, até mesmo os contratos de suprimentos. A corporação lida com as decisões de gestão, incluindo contratação e demissão de funcionários.

Leia também: Pesquisadora brasileira atinge recorde mundial de velocidade de internet em fibra óptica

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!