Coronavírus: setores que resistem à crise
Com a pandemia, muitas empresas tiveram que aderir o home-office, e muitas outras acabaram fechando as portas. Porém, há muitos setores que resistem à crise, e alguns, até cresceram mais que os anos normais.
Mas uma coisa é certa, empresas que trabalham com tecnologia e através dela, são as que mais se beneficiaram.
5 setores que resistem à crise
Tecnologia da Informação – TI
Empresas de TI, tiveram um grande crescimento na pandemia, principalmente as que fornecem de service desk e técnico, computação em nuvem e locação de equipamentos.
Com as empresas em home-office e tentando se segurar no meio do caos, a procura por suporte técnico, migração de servidores para nuvem e locação de notebooks foi enorme.
Segundo uma pesquisa realizada pela Advance, o setor de TI, cresceu 10,4% sobre 2019. E a expectativa é que 2021 seja ainda melhor, com a expectativa de crescimento de 14%.
Insumos químicos
Com a taxa de contágio crescendo no brasil, o número de procura por álcool gel e produtos para limpeza no geral, teve crescimento exponencial.
Só no quarto trimestre de 2020 a alta foi de 79,6%, segundo uma matéria do jornal Valor econômico.
E-commerce
Com as restrições da quarentena, o comportamento do consumidor foi obrigado a mudar. As pessoas começaram a comprar de forma online, e não pararam mais.
Só na América Latina, a alta foi de 50%, segundo uma pesquisa realizada pela PayU. Setores de moda e streaming, tiveram alta de 100% em relação ao ano anterior.
Leia também: Como empreender na internet
Delivery
Aqui a mesma coisa. Devido ao isolamento social, as pessoas aumentaram o consumo de comidas pedidas via aplicativo.
Apenas nos 3 primeiros meses da pandemia, o aumento foi de 59%, segundo uma pesquisa realizada pelo Insistuto de Foodservice Brasil (IFB).
Os gastos com delivery aumentaram 94% em 2020, segundo o aplicativo Mobills.
Cursos onlines
Com a grande onda de demissões na pandemia, muitas pessoas começaram a estudar por vontade própria para se adaptar à nova realidade do mercado de trabalho. Com isso, veio a grande procura por cursos online.
Esse setor teve uma alta de 224% na pandemia, segundo uma pesquisa realizada pelo portal Cuponomia.
Os cursos que mais se destacaram foram os de desenvolvimento profissional.
Esses foram os setores que resistem à crise agora.
Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos próximos conteúdos.