.

Solução tecnológica para pecuaristas é criada por startup

A partir de uma visão empreendedora e com foco em criar uma plataforma de gestão para produtores rurais, a startup Olho do Dono foi mais a fundo e evoluiu seu projeto para solucionar um problema ainda maior desse segmento: a pesagem do rebanho.

Por dar muito trabalho e ter um alto custo, essa startup focou nessa dificuldade e criou a solução para que a realização dessa pesagem de forma rápida e eficiente, a partir da inteligência artificial e visão computacional.

A ideia é gerar um modelo tridimensional do animal com imagens realizadas por uma câmera 3D. E depois, um algoritmo de inteligência artificial analisa uma base de dados com características e pesagens de milhares de bois para comparar e fornecer em poucos segundos, um peso preciso.

O fazendeiro que não tinha ferramentas para calcular efetivamente o tamanho do seu rebanho, foi totalmente beneficiado com essa solução. Agora o tempo de duração desse procedimento é bem menor e não prejudica os animais, que muitas vezes ficavam sem comer e beber água durante o dia, se deslocando de um lugar para outro e perdendo peso nessa atividade estressante e demorada.

O dispositivo criado é uma câmera dupla com um tripé, que pode ser instalado em qualquer local e cabe até em pequenas mochilas. Não há necessidade de mais de uma pessoa para a instalação do equipamento, é só posicioná-lo no espaço onde será realizada a passagem do gado e clicar para gravar.

Os primeiros resultados dos testes foram extremamente positivos e permitiram que 250 animais fossem pesados em 20 minutos, trazendo maior eficiência para o setor.

Com os resultados das pesagens, o produtor do campo consegue decidir quando vender, abater ou reproduzir um animal. Além disso, essa inovação também conseguiu aumentar o número de pesagens por ano, aumentando consequentemente a produtividade e o lucro.

Estão sendo realizados testes em 15 fazendas para promover o feedback e aprimorar o produto. O objetivo é que a tecnologia seja adaptada para outras raças e espécies, como suínos, para no futuro, atingir o mercado internacional. Por enquanto, a solução está focada apenas em bois da raça Nelore Zebuíno, que corresponde a aproximadamente 85% do rebanho nacional.

Essa dedicação para identificar a dor do pecuarista e criar para ela uma solução viável foi motivo de muito reconhecimento para o Olho do Dono, que ganhou diversas premiações e foi considerada a melhor startup agro do país pela Intercorte.

Essa é uma história inspiradora e mostra o desempenho e a capacidade que essa equipe teve na busca pela criação de uma solução para esse público, enfrentando desafios diários para chegar nesse grande resultado, que trouxe diversos benefícios para o setor rural.

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!