.

Março e Abril: Confira como foi o impacto causado nas empresas pela crise do coronavírus.

Segundo o site Vindi, o mês de abril foi o primeiro mês impactado 100% pelo coronavírus, em relação as ordens do Governo ao isolamento social. E por causa disso, a operação de muitas empresas fechadas para o público, foram afetadas.

A Vindi fez algumas comparações entre os meses de março e abril para saber se ter um modelo de vendas online, faz realmente alguma diferença.

Segundo a análise, foi possível perceber altos e baixos de alguns setores tentando se adaptar a nova realidade de vendas. Enquanto outro, oscilaram dentro do previsto.

Confira a seguir a análise feita pela Vindi:

O segmentos que tiveram maior queda no mês de abril, como já era esperado, foram: Fitness, Seguros e Saúde.

Mês de Abril

Enquanto alguns segmentos tiraram de letra o primeiro mês de isolamento social e de crise, outros não conseguiram se seguram e enfrentam um queda constante.

Turismo e hotelaria

Como de esperado, este foi um dos segmentos mais afetados pela crise. Em março e Abril, teve uma queda de -63% , porém, este é um número encorajador, comparado aos meses de fevereiro e março que a queda foi de 71%. Ou seja, nós últimos meses, o setor subiu +10%.

Saúde e odontologia: Picos de energia

Este é outro setor afetado pela crise. Apesar do desempenho positivo na ultima semana, o segmento não segurou a a queda mensal, finalizando o mês de Abril -42% em comparação ao m~es de março.

Entretanto, estima-se que, após a quarentena, este segmento tenha um pico TPV.

Seguradoras: Mesmo volume, transações mais baixas

O setor demonstrou recuperação na última semana de Abril. Porém, não foi o suficiente , devido ao resultado negativo das semanas anteriores. Dessa forma, as seguradoras fecharam o mês de abril em queda.

Apesar da queda, o volume de transações permaneceu estável, quando comparado ao período de Março. A única mudança, que levou a queda do TPV, foi o valor transacionado.

Fitness: final da quarentena é a resposta

Como nas últimas semanas, o segmento fitness apresentou queda no valor transacionado, chegando a -32% na última semana de Abril.

Porém, devido aos esforços de alguns empreendedores, a receita que as academias geraram em março e abril, como forma de promoções e antecipações de matriculas, não promete o mesmo resultado em Maio. Mas, por outro lado, a previsão do término do período de isolamento, ainda este mês, pode representar um grande pico de TPV para o mês de junho.

Empresas que estão aguentando firme

SaaS: resiliência como serviço

Com aumento de +6% no mês de Abril, comparado à março, SaaS se mostra resiliente frente aos efeitos da crise. O motivo? A sua natureza online e recorrente. O SaaS tem um fit natural com esse modelo de cobrança, que facilitou sua estabilidade durante os primeiros meses de crise.

Service desk: agora é a melhor hora de ter um

Estética e Beleza

Com uma recuperação tímida nos últimos dias de Abril, chegando a +6,8%,  o setor de Estética e Beleza superou, modestamente, o TPV do mês de Março. 

Um dos motivos pode ser a reação do setor diante da crise e a sua adaptabilidade ao online, criando planos de pagamento antecipado, vouchers para o consumo posterior  a quarentena ou serviços de Delivery.

Leia também: Como vencer barreiras e começar seu negócio

Educação: a ordem dos fatores não altera o resultado

Embora tenha apresentado um desempenho ruim nas primeiras semanas de Abril, o segmento de Educação fechou o mês em alta: +7,9% em comparação à Março. 

Os indícios de recuperação do setor são visíveis, revertendo os cenários de queda das três primeiras semanas de Abril. 

E-commerce: crescimento consistente

O setor apresentou, só na última semana, um crescimento de +30% quando comparado ao mês anterior. Este foi um dos poucos segmentos que teve um crescimento constante em todas as semanas de Abril, fechando o mês em alta: +14% se comparado à Março. 

Clube de Assinaturas: o modelo ideal para crises

Os Clubes de Assinatura seguem na contramão da crise. Contrariando a tendência de queda, que está acontecendo com o restante da economia, o segmento terminou o mês de Abril com um crescimento de +20%

A natureza digital deste setor, assim como de SaaS, faz com que os Clubes de Assinatura impulsionem a performance do segmento durante o período de isolamento social. Dada a recorrência dos Clubes, é possível que a crise do COVID-19 deixe impactos positivos no setor, mesmo após a reabertura do comércio.

Para conhecer o poder da Internet, clique aqui

A performance de alguns segmentos no mês de Abril nos faz refletir sobre as oportunidades dos próximos meses. Entretanto, para alguns setores, é possível perceber que a escalabilidade pelas vendas online não funciona tão bem quanto para outros. E aí, o que fazer? Esperar a crise passar ou pensar fora da caixa, como o segmento de Estética e Beleza está fazendo? 

Gostou desse artigo? então assune a nossa newsletter e e garanta os próximos post!

Fonte: texto adaptado da Vindi

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!