.

10 dicas de produtividade para empreendedores de pequenas empresas

empreendedores de pequenas empresas

Os empreendedores de pequenas empresas tendem a perceber quase imediatamente que seus negócios são diferentes das de grandes corporações.

E para ter sucesso, uma pequena empresa precisa desenvolver suas próprias estratégias com recursos disponíveis, que, geralmente são limitados.

Desde de descobrir e desenvolver novos talentos até como discutir como desenvolver novos alcances para a empresa.

Os empreendedores de pequenas empresas precisam pensar criativamente sobre as soluções que podem implementar para melhorar as operações e a produtividade da empresa.

E para te ajudar , listamos 10 dicas de produtividade para empreendedores de pequenas empresas

Confira:

1. Priorize tarefas mais importantes

A cada dia, certifique-se de que cada membro da equipe está focando sua atenção na tarefa que mais moverá a agulha para o seu negócio. Essa tarefa deve ser a primeira coisa a ser concluída a cada dia de trabalho.

Continue eliminando as tarefas mais importantes. As pequenas empresas não têm os recursos disponíveis para se envolverem em tarefas não críticas.

2. Aproveite a sua flexibilidade

As pequenas empresas têm uma grande vantagem, pois são ágeis e podem mudar rapidamente para se adaptar à demanda e às tendências do mercado, com poucas ou nenhuma consequência. 

Use isso a seu favor. Por exemplo, como uma pequena empresa, você não precisa escolher seu nicho desde o primeiro dia. Você pode permitir que nichos se desenvolvam e, em seguida, determinar qual estratégia seria melhor para capitalizar nas oportunidades individuais.

3. Pergunte aos outros como você pode ajudar

A primeira inclinação dos proprietários de pequenas empresas é pedir a outras pessoas que ajudem seus negócios a ter sucesso. Em vez disso, pergunte a outras pessoas como você pode ajudá-las. Você ficará surpreso com o quanto você ajuda sua pequena empresa a crescer, perguntando aos outros como você pode ajudá-los primeiro.

Leia também: Por que migrar para Computação em Nuvem?

4. Considere o tempo de todos

Considere o tempo de todos. Crie uma planilha de horas no Excel ou no google planilhas e peça para as pessoas quantificarem as atividades que realizam durante o dia.

Em seguida, você pode identificar quais clientes estão excedendo sua retenção e quais estão dentro do valor alocado. Você também pode descobrir quanto tempo as tarefas internas estão demorando.

5. Contrate um assiste

Contratar um assiste irá poupar muito tempo da sua rotina de trabalho, afinal, quando se tem uma pessoa para agendar reuniões, consultas etc. para você, você terá tempo de sobra para se dedicar a outras tarefas.

6. Contrate pessoas humildes e adaptáveis

Contrate pessoas humildes e adaptáveis que gostam de ter dias de trabalhos únicos com vários serviços aleatórios que surgirem durante o dia-a-dia.

Gerentes de grandes corporações tentarão delegar, jogando a bola escada abaixo quando não houver ninguém para pegá-la.

Se um funcionário tiver muito ego para arregaçar as mangas e consertar uma impressora, sua empresa vai sofrer!

7. Faça uso da tecnologia de produtividade

Administrar as tarefas da sua empresa usando recursos tecnológicos vai, com certeza, deixar o seu dia-a-dia muito mais prático e produtivo. Utilize o trello junto a sua equipe, determine as tarefas, além disso, você também poderá saber quem está fazendo o quê.

8. Automatize as tarefas da sua empresa

Automatizar as tarefas da sua empresa, contratando outras pessoas para fazê-las, principalmente quando forem demandas que levam tempo, como web design, produção de conteúdo, TI ou SEO, vão te dar muito mais autonomia, tempo e despreocupação.

E vai te ajudar a focar no que realmente importa, que é o crescimento do seu negócio.

Leia também: Como atrair clientes nos primeiros dias de vida da sua empresa?

9. Faça reuniões diárias com a sua equipe

Faça uma reunião diária com sua equipe. Isso pode ser feito de forma cronometrada com um prazo final, mas é fundamental que todos em sua equipe sejam responsabilizados por fazer o que precisam em tempo hábil.

Por exemplo, um stand-up simplesmente pergunta duas coisas a cada membro da equipe: o que eles fizeram ontem e o que planejam fazer hoje. Equipes pequenas não podem permitir que as pessoas parem e os projetos parem.

10. Certifique de ter as ferramentas necessárias para ter sucesso

A melhor dica de produtividade para ajudar os líderes de pequenas empresas a ter sucesso é garantir que eles tenham as ferramentas de que precisam para ter sucesso.

Essas ferramentas incluem um laptop, smartphone, VPN, e-mail, conexão Wi-Fi segura e tudo o mais que for necessário para trabalhar no escritório ou remotamente. Ferramentas essenciais são críticas para o sucesso de um líder

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!