Como validar uma ideia de negócio antes de empreender
A vontade do brasileiro empreender não e de hoje, isso nós já sabemos. Ter uma ideia de negócio é quase que constante no dia-a-dia de quem quer se tornar empreendedor, porém, o medo de não dar certo é grande, e esse medo é um dos motivos de que muitos não iniciam.
Além do medo, existem as chances de tudo dar errado. Investir em algo e não ter retorno é o pesadelo de qualquer um que quer abrir um negócio, mas não sabe como.
Porém, existem caminhos que podem te mostrar se a sua ideia de negócio é ou não é rentável, e melhor, totalmente de graça.
E é sobre isso que esse artigo se trata, como saber se a sua ideia de negócio é rentável. Confira:
PESQUISE SUA IDEIA DE NEGÓCIO
Antes de abrir o seu negócio, antes de mais nada é necessário pesquisar o nicho que o seu produto/serviço se insere.
É preciso saber se a sua ideia de negócio já existe, e se existe, saber como ela é explorada no mercado.
Investigue se alguém não já implementou a sua ideia. Verifique se o negócio dessa pessoa é rentável, e veja o que você pode fazer de diferente para lucrar mais que ele.
FALE COM EMPREENDEDORES
Uma dica muito importante é não falar sobre sua nova ideia de negócio, com amigos e familiares. Pessoas próximas podem se um perigo, podendo gerar inveja, desmotivação e roubo de ideias.
O ideal é falar com grandes empresário e empreendedores. Eles sim te darão um norte para o seu negócio, e irão opinar se realmente vale a pena investir na sua ideia.
Leia também: Customer experience: Entenda de uma vez por todas o que é experiência do cliente
DEFINA O PROBLEMA QUE A SUA IDEIA DE NEGÓCIO RESOLVE
Vamos ser sinceros, a empresa que não resolve problemas, não serve para nada. Se o seu produto não vai resolver o problema do seu futuro cliente, mude de ideia. A chance do seu negócio nunca der certo são enormes.
Agora, se o seu produto/serviço resolver problemas dos seus futuros clientes, e esse problema for recorrente na vida deles, parabéns, a chance de dar certo, com certeza, serão grandes.
Então antes de mais nada, pense no problema que o seu produto resolve.
Suporte de TI: como estruturar uma equipe de suporte para a sua empresa
Depos de seguir esses três passos e obtiver bons resultados em todos eles, colocar sua ideia em prática será a melhor opção.
Gostou desse artigo? assine nossa newsletter e fique por dentro dos proximos conteúdos.