.

A importância da tecnologia no empreendedorismo

tecnologia e empreendedorismo

Empreendedorismo e tecnologia são duas vertentes que andam juntas. Atualmente, uma não vive sem a outra, e quando tentam, acabam não dando muito certo.

Sejam de soluções de SaaS a uma calculadora simples, a tecnologia está presente em cada empresa presente no país, e com a pandemia, a aceleração digital se tornou obrigatório para quem quer se manter competitivo no mercado.

E não é à toa que o setor que mais cresceu e está crescendo na pandemia é o setor de TI – Tecnologia da informação, e as empresas de TI tiveram uma alta de 14% em 2020, segundo pesquisas.

As soluções mais procuradas foram, service desk especialistas em cibersegurança, cloud computing, líder de Data Center e etc..

Além de soluções, a alta por procura de equipamentos de informática também cresceu mais de 150% no mesmo período, principalmente a procura por notebooks, já que a maioria das organizações aderiu o home-office.

Entretanto, com a alta na procura por esses dispositivos, o aumento veio no preço também. Computadores e notebooks tiveram uma alta de 30% na pandemia, o que levou muitas empresas a optarem pela locação de equipamentos, fornecida por empresas de tecnologia.

Mas uma coisa é certa, a tecnologia quem segurou e está segurando as empresas no país no momento atual.

Empreendedorismo e tecnologia andam juntos, uma não vivem sem a outra, e quando tentam, não dá muito certo.

Como a tecnologia ajuda o empreendedorismo?

A tecnologia não apenas ajuda o empreendedorismo, ela o sustenta de várias formas. Sendo apenas do uso de uma calculadora simples, ao uso de grandes softwares.

Com a tecnologia, as empresas crescem, administram processos, e aumentam a produtividade dos colaboradores e etc.. Veja alguns dos benefícios:

  • Gerencia os sistemas financeiros;
  • Faz uso de data centers e cloud computing;
  • Uso de máquinas como computadores, telefones e impressoras;
  • Aumenta a produtividade da equipe;
  • Melhora a agilidade dos processos;
  • Dá suporte aos usuários de TI;
  • Agiliza a comunicação;
  • E muito mais!

Mas há quem acredite que os robôs irão tomar o trabalhos do humanos, afinal, é tanta tecnologia, que a gente acaba ficando assustado.

Mas não é bem assim!

A intenção da tecnologia é facilitar a vida e o trabalho humano. Com as novas tecnologias ficam muito mais fácil trabalhar, ser mais produtivo e aumentar a saúde mental das pessoas.

Afinal, é graças a ela que hoje o home-office é possível.

Leia também: 8 características de uma mentalidade vencedora

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a ficar por dentro de todas as novidades.

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!