.

Habilidades: aprenda e aplique!

Quando fazemos um curso novo, temos o grande erro de esperar o momento certo chegar para aplicar nossas novas habilidades, porém, pode acontecer do momento certo nunca chegar, e você acabar esquecendo tudo que aprendeu e se lamentar por isso no futuro.

A verdade é, que o momento certo nunca chega. E para que você desenvolva e aprimore suas habilidades, é necessário que você as aplique assim que aprendeu. Por mais que isso seja óbvio, é a unica maneira de fazer suas habilidades darem resultado, porém, como maioria das pessoas se sabotam, elas acabam não fazendo isso e se prejudicando.

A dica para você começar imediatamente suas habilidades

Foquem em habilidades que lhe darão resultados

Antes de colocar em prática aquilo que você aprendeu, ou que sabe mais ou menos, é preciso destacar as suas habilidades emergentes, ou seja, aquelas que vão te trazer resultados.

Aplique imediatamente

Após fazer aquele curso que você tanto queria, aplique o aprendizado imediatamente . Pesquisas apontam que, aplicar as recém habilidades aprendidas é muito importante, afinal, a prática aprimora a memória, servindo de codificação elaborada.

O problema do excesso de dopamina…

Sabe quando você sente prazer em ficar várias horas na internet, rolando as fotos do instagram ou vendo milhares de filmes no Netflix? Mas, ao mesmo tempo, quando precisa estudar ou trabalhar, fica com preguiça nos primeiros 30 minutos, ou acaba procrastinando? Isso tem uma explicação, e mais, é possível reverter essa situação.

Leia também: Aloque um profissional de TI qualificado na sua empresa

Quando você sente prazer em fazer o que te dá prazer, é liberado a dopamina. Dopamina é um neurotransmissor que atua no nosso sistema nervoso, funcionando como mensageiro químico, levando informação de um neurônio para uma célula.

Porém, quando é liberado dopamina em atividades que você mais faz, seu corpo entra em homeostase. Homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade. Ou seja, quando você faz muito de uma coisa, seu corpo vai fazer com que isso entra em equilíbrio, fazendo com que você sinta prazer.

Por isso que você ama assistir netflix, mas não consegue ler um livro. Porque, para o seu corpo, é muito melhor continuar fazendo aquilo que você faz o tempo todo, que te dá prazer, do que tentar algo novo. Tentar algo novo, cansa, gasta energia, é pode até ser chato, e por isso, como não há liberação de dopamina, você acaba abandonando muitas coisas importantes.

E como fazer com que atividades consideradas chatas, se tornem prazerosas?

Na verdade, é mais simples do que você imagina. Porém, é necessário ter persistência e força de vontade. O único jeito de você sair dessa zona de conforto ensopada de dopamina, é mudando os seus hábitos ruins, para hábitos saudáveis.

É claro que você não vai mudar isso da noite para o dia, e nesse trajeto de mudança, você vai ser tentado muitas vezes por você mesmo. Mas para conseguir inverter a sua dopamina para hábitos bons, você vai ter que mudar sua rotina pouco a poco.

Comece com….

  • Diminuindo o tempo de netflix;
  • Diminuindo o tempo que acessa a internet;
  • Desligue o celular;
  • Leia um livro. Comece lendo 10 páginas por dia e vá aumentando gradativamente ao decorrer dos dias;
  • Organize seu dia. Use um planner ou uma agenda para planejar cada horário do seu dia;
  • Comece exercícios, faça 5 minutos a cada dia;
  • Faça um cursos aplique as habilidades imediatamente.

Mudar seu hábito, é essencial para que seu corpo receba dopamina por razões que te ajudam, e não por prejudiciais.

Mude seus hábitos agora, e, consequentemente, mude de vida!

Gostou desse artigo? Participe do nosso grupo no telegram para ter os melhores conteúdos de forma exclusiva!

Assine também a nossa newsletter e seja o primeiro a ter acesso aos nosso conteúdos fresquinhos.

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!