.

Como construir um negócio paralelo enquanto mantém o seu emprego fixo

Como construir um negócio paralelo enquanto mantém o seu emprego

A frase “não deixe seu emprego” tornou-se quase antiquada. Vivemos na era do empreendedorismo. Ser seu próprio chefe tornou-se o novo chique.

Porém, embora seja tentador ter apenas um plano A, manter seu emprego enquanto abre sua nova empresa é uma ótima maneira de aliviar riscos, aprender seu nicho de mercado e testar ideias e modelos de negócios.

No entanto, construir um negócio e trabalhar em um emprego fixo ao mesmo tempo, pode ser muito difícil. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a facilitar as duas coisas.

Considere contratar um parceiro de negócios ou um co-fundador

Contratar um parceiro de negócios é uma excelente maneira de evitar riscos, obter acesso a recursos adicionais e dividir a carga de trabalho.

Porém, é também a maneira mais rápida de arruinar uma amizade e arrasar seu negócio antes que decole.

Então antes de pular na cama do seu melhor amigo, aqui estão umas coisas que você deve considerar:

Que tipo de parceiro você precisa?

Antes de escolher o seu novo parceiro (a) de negócios, você precisa determinar que tipos de parceiro você precisa e qual o papel que ele irá desempenhar na sua empresa.

Por exemplo:

Precisa de alguém com boas ideias, branding, marketing, obtenção de finanças e etc. ou algum parceiro silencioso, aquele que te ajude apenas financeiramente.

Quanto do negócio seu parceiro possui?

Determinar a quem pertence o que logo de início é essencial. Quanto mais você espera, mais turvas as coisas se tornam e mais difícil vai ser determinar quem possui o quê.

É fundamental que você deixe claro antecipadamente quem está no comando ou se tudo será dividido 50/50.

Elabore um contrato que reflita essa decisão.

Como você toma decisões?

Quem tem a palavra final? Estabelecer como as decisões são tomadas durante os primeiros estágios da parceria é muito importante.

Se você for o único proprietário, seu parceiro deve tomar decisões em seu nome? Se sim, quais decisões?

Uma ótima maneira de resolver isso é estabelecendo funções e áreas de responsabilidade. Seu parceiro saberá claramente sua esfera e os limites serão mais bem definidos.

Leia também: Consultoria de TI: como esse serviço pode ser fundamental para o seu negócio

2. Respeite o seu horário de trabalho comercial

Compreenda e respeite o fato de que durante o horário comercial você trabalha no seu emprego principal, o fixo. O trabalho no seu novo negócio deve ser feito fora do horário comercial.

Até que você esteja pronto para se divorciar do seu empregador e fazer de si mesmo seu próprio noivo (a), você deve priorizar seu trabalho diário como tal – mesmo que você odeie.

Lembre-se de que o seu trabalho diário é pagar as contas e fornecer os meios e a motivação para começar por conta própria. Aqui estão algumas regras básicas quando se trata de respeitar seu horário comercial:

Trabalhe enquanto você está no trabalho

Faça o seu melhor para ser o melhor em seu trabalho atual. Trabalhe para estar totalmente presente e sempre fazer um bom trabalho. Isso também se traduzirá em seus negócios.

 

Cuidado com os conflitos de interesse

Se o seu negócio paralelo está no mesmo mercado ou área de seu emprego atual, você precisa agir com cautela.

Os clientes, procedimentos comerciais e propriedade intelectual de seu empregador não devem ser usados ​​para ganho pessoal.

Verifique quais contratos você assinou

Se você assinou um acordo de sigilo ou não concorrência, poderá ser impedido de trabalhar para um concorrente ou contra seu empregador por um período específico de tempo. Descubra exatamente quais são seus direitos e o que você pode e não fazer.

Resolva todas a burocracias

Enquanto você tiver um emprego fixo, será um bom momento para fazer o máximo possível de trabalho básico. Elabora seu plano de negócios, garanta quaisquer licenças ou certificações de que possa precisar.

Também é uma boa ideia começar a comprar equipamentos e pagar todas as taxas legais associadas ao seu nicho de negócios. Pode parecer um desperdício desembolsar esse tipo de dinheiro adiantado antes de começar a gerar receita, mas vale a pena.

Quanto mais você cuidar da parte burocrática antes e começar de fato o seu negócio, mais lucros você manterá e menos capital precisará no futuro.

Este também é um ótimo momento para trabalhar na marca e desenvolver uma estratégia de marketing sólida.

É mais fácil definir essas coisas antes de começar a fazer negócios do que improvisar depois de oficialmente aberto.

4. Comece a gerar receita

Se for viável de alguma forma, comece a gerar receita enquanto você ainda está empregado. Teste seu protótipo. Veja quanto do seu produto você pode vender ou quais serviços você pode fornecer em menor escala antes de ir além.

Isso permite que você teste o mercado, faça melhores projeções financeiras e dimensione adequadamente seu negócio antes de abrir. Você pode ajustar processos, encontrar novos fornecedores e ter uma noção do fluxo de seus negócios.  Meu serviço ou produto está em demanda? Como posso aumentar a demanda?

Gerar receita antes de mergulhar oficialmente na propriedade do negócio também é crucial se você precisar de investidores. Você precisa demonstrar o potencial de lucro do seu negócio para atrair as pessoas a investir. E a melhor maneira de mostrar que você pode ganhar dinheiro é ganhando dinheiro de verdade.

5. Use o tempo de inatividade com eficiência

O maior mito sobre o empreendedorismo é que você pode definir seu próprio horário. Como proprietário de uma empresa, seu tempo não é mais verdadeiramente seu – seus clientes, o mercado e a necessidade de fazer o trabalho são seus novos chefes, pelo menos no início. Você trabalha quando precisa trabalhar – ou fecha o mercado.

Você precisa aprender a usar o tempo de inatividade de maneira eficiente. Os dias de folga das nove às cinco tornam-se dias úteis para a empresa. E sim, você terá que trabalhar nos feriados.

Também significa acordar uma ou duas horas mais cedo para reconciliar os contratos, responder e-mails ou solicitar mais estoque. Sua hora do almoço agora é a hora de você comer um sanduíche enquanto atualiza seu site, publica nas redes sociais e gera novas ideias de marketing (em seu próprio computador). E as noites – que costumavam ser um momento para socializar com amigos ou ver um filme na Netflix – agora são dedicadas a fazer o que for necessário para manter o negócio funcionando.

A programação pode parecer brutal, e é, mas, felizmente, é apenas temporário. O sucesso tem um custo e, para ter sucesso nos negócios, você deve inicialmente pagar. 

 

6. Defina uma data

Faça seu plano de negócios A , e seu atual plano de trabalho B. Estabeleça uma data firme para deixar seu trabalho diário e trabalhe diligentemente para atingir esse objetivo. Estruture sua vida para atingir esse objetivo.

Reestruture suas finanças pessoais para ajudá-lo a chegar a essa data. Corte, reduza suas despesas gerais, diminua o tamanho e economize tanto dinheiro quanto possível para ajudar a estabilizar sua receita enquanto você muda as engrenagens do negócio. Veja se o seu empregador permite que você trabalhe meio período por um tempo antes de pedir demissão.

Deixar o emprego e entrar no mercado em tempo integral deve ser o seu jogo final. Caso contrário, seu negócio se tornará e permanecerá para sempre um hobby. Com uma boa ideia, planejamento adequado e um pouco de sorte, seu negócio acabará por lhe proporcionar uma renda em tempo integral, e muito mais.

Leia também: 10 dicas de produtividade para empreendedores de pequenas empresas

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!