.

Por que as empresas quebram?

empresas quebram

No Brasil, segundo uma pesquisa do Sebrae, 4 a cada 5 pessoas querem empreender, porém, segundo dados do IBGE, cerca de 21% das empresas quebram no primeiro ano e 60% fecham as portas depois de 5 anos de atividade.

Mas afinal, por que as empresas quebram?

Empresas que acabam quebrando depois de um determinado tempo de abertura tem algo em comum: a falta de responsabilidades e a falta de uma boa liderança, o que acarreta em prejuízos e no encerramento de um sonho.

Veja agora os principais pontos acabam levando uma empresa a falência:

Falta de liderança

Chefe não é igual a líder. Chefe é uma pessoa que comanda um grupo, um departamento ou uma organização. É investido de poder para tomada de decisões e procurado para solucionar problemas.

Já o líder tem as mesmas responsabilidades que um chefe, porém, suas ações influenciam o comportamento de outras pessoas, para que os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível.

Todo líder é responsável pelos seus resultados. Quando se é um mau líder, as chances de uma empresa ir a ladeira abaixo são grandes. E quando se é um chefe que não procura investir nos seus colaboradores, além de perder funcionários constantemente, a falência pode ser algo a acontecer muito rapidamente.

Falta de planejamento

Um dos principais fatores que levam uma empresa quebrar é a falta de planejamento.

O planejamento é o principal pilar para que uma empresa se mantenha em constante crescimento. Sem ele, as chances de tudo ir por água abaixo são quase que certeiras.

Leia também: 12 dicas para empreendedores postarem na página do facebook

Má gestão financeira

A má gestão financeira é muito comum em empresas que quebram. Geralmente, esse tipo de ocorrência está ligado ao alto nível de dívidas com fornecedores, colaboradores e clientes.

A má gestão financeira também está ligada ao alto nível de gastos do dono, sejam eles pessoais ou empresariais.

Decisões precipitadas

Tomar decisões precipitadas, é um fator muito comum em empresas que quebram. Fazer gastos desnecessários e comprar coisas que não cabem no bolso da empresa, podem acabar levando seu negócio a falência em poucos anos ou até mesmo, meses.

Comece de baixo e vá aproveitando o processo.

Você sabe a importância do TI no varejo? Confira aqui

O melhor conteúdo sobre empreendedorismo
e carreira para você.

CADASTRE-SE!